Normas Casos Clínicos


NORMAS PARA RECEBIMENTO E SELEÇÃO DE CASOS CLÍNICOS

 

A Comissão Científica do XVIII CONGRESSO DA SOCIEDADE CAIPIRA DE OFTALMOLOGIA a ser realizado em São José do Rio Preto, de 21 a 23 de junho de 2018, apresenta os critérios para o envio de casos clínicos, a serem selecionados para apresentação no Congresso.

 
 

DATA LIMITE: 06 DE MAIO DE 2018

Os trabalhos a serem submetidos para seleção deverão ser enviados, impreterivelmente, até o dia 06 de Maio de 2018, através do site: www.cenacon.com.br 

A Comissão não receberá casos clínicos encaminhados após esta data.

 

SELEÇÃO

A seleção será feita pela Comissão Científica de cada área, correspondente com o conteúdo do trabalho.

 

A apresentação estará sujeita a disponibilidade de tempo por sessão e subespecialidade.

 
COMO APRESENTAR CASOS CLÍNICOS
 

Mande seu caso clinico para discussão!  Mas, para que as discussões tenham sucesso é importante que sejam seguidas algumas regras de ordem genérica:

  1. Identifique seu(s) casos(s) clínico(s) com seu nome ou de sua clínica, sucedido por um algarismo romano (I ou II ou III) que mostre a ordem em que os casos devam ser apresentados. Isso evita que o nome da apresentação sugira o diagnóstico. Coloque também a subespecialidade (ex: catarata, glaucoma, córnea...)
  2. Introduza um slide com o termo "Discussão". Ele pode ser colocado no interior da apresentação, caso queira fazer uma pausa, para depois apresentar a evolução final do caso. Do contrário, coloque-o no final da apresentação.
  3. Não utilize formalismo científico: introdução, material e método, discussão e bibliografia.
  4. Não termine a apresentação fazendo revisão cientifica do apresentado. Em outras palavras, não use a apresentação para ministrar aula sobre o assunto.
  5. Não apresente técnicas ou produtos intelectuais com finalidades primariamente comerciais ou de autopropaganda. Todos os conflitos de interesse devem ser explicitados ao início da apresentação, caso não haja, também deve ser informado.
 

IMPORTANTE

Será absolutamente necessário que o apresentador esteja inscrito no Congresso para a apresentação do trabalho e retirada do certificado.
 
CERTIFICADO
Será emitido um certificado por caso clínico com o nome do autor e co-autores.