XXI Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

CASOS CLÍNICOS


REGRAS PARA SUBMISSÃO DE CASOS CLÍNICOS

1 - DATA LIMITE

Os casos a serem submetidos para seleção deverão ser enviados impreterivelmente até o dia 25 DE MAIO DE 2020 pelo site www.cenacon.com.br

 

2 - COMO APRESENTAR CASOS CLÍNICOS

Mande seu Caso Clínico para discussão! Mas para que as discussões tenham sucesso é importante que sejam seguidas algumas regras de ordem geral:

  1. Não utilize formalismo científico: introdução, material e método, discussão e bibliografia, etc.
  2. Não se preocupe com revisão científica do caso apresentado. Apenas apresente o caso. Em outras palavras: NÃO USE SUA APRESENTAÇÃO PARA MINISTRAR AULA SOBRE O ASSUNTO. REPETINDO: SE PREOCUPE APENAS EM APRESENTAR O CASO. Suas chances de despertar a atenção da plateia, e possível premiação, aumentam se você fizer uma apresentação clara e objetiva do seu Caso Clínico.

 

3 - TEMPO E FORMATO

Informamos que não haverá pausa para discussão do caso. O autor deverá apresentar seu caso de uma forma completa, direta e objetiva em 5 minutos.

Em seguida o caso será discutido em 5 minutos. O tempo total da apresentação não deverá exceder 10 minutos, sendo que este tempo será rigorosamente controlado.

Os casos podem ser apresentados com:

  1. História clínica
  2. Imagens (fotos, exames complementares, etc)
  3. Vídeos
  4. Outras formas que o autor preferir considerando as tecnologias disponíveis pela equipe de apoio do Congresso.

Formato: Power Point

 

4 - RECOMENDAÇÃO

Pratique previamente. Verifique antecipadamente se o número de slides e vídeos está confortável para sua apresentação em no máximo 5 (cinco) minutos.

A apresentação no limite do tempo estipulado demonstrará respeito com os demais apresentadores e também contribuirá para a pontuação e premiações.

Será obrigatória a divulgação de conflitos de interesse.

Deve haver profissionalismo e ética para não divulgar marcas desnecessariamente.

 

5 - OS CASOS DEVEM SER ENVIADOS NAS CATEGORIAS ABAIXO:

  1. Caso de Catarata
  2. Caso de Refrativa
  3. Caso de Córnea
  4. Caso de Glaucoma
  5. Caso de Retina

 

EXEMPLOS:

Caso 01: categoria refrativa

Masculino 34 anos, refração + 3,5 - 4,50 cil. Realizado PRK. Pós-operatório imediato com excelente correção. Seis meses após, recuperação integral da refração pré-operatória. Mostre então o seu diagnóstico do caso e apresente a conduta que foi tomada e os resultados da mesma.

 

Caso 02: categoria catarata

Feminino 67 anos, catarata 3 cruzes com topografia de degeneração pelúcida marginal com astigmatismo topográfico de 9 dioptrias. Apresente a forma como você resolveu o caso e os resultados.

 

Caso 03: categoria córnea.

Feminino 16 anos. Efeito indesejado da aplicação do crosslinking. Apresente como foi a resolução do caso e os resultados.

 

6 - CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

  1. Contribuição científica
  2. Originalidade/objetividade
  3. Qualidade das imagens (qualidade artística)
  4. Respeito ao tempo limite de 5 (cinco) minutos.

         Esses critérios terão o mesmo peso.

 

IMPORTANTE

  • Os apresentadores devem ser associados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e estarem inscritos no Congresso.
  • Os casos clínicos enviados por principiantes (residentes) serão apresentados nas mesmas sessões onde também estarão sendo expostos os casos de autores mais experientes.
  • Residentes do 1º ao 3º ano que efetuarem a inscrição no Congresso estarão automaticamente filiados à Sociedade Brasileira de Oftalmologia