XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DAS RESPOSTAS PRESSORICAS APOS A REALIZAÇAO DE UMA SESSAO DE TREINAMENTO CONCORRENTE EM IDOSAS HIPERTENSAS.

Introdução

A hipertensão é uma doença multifatorial, caracterizada por elevações dos níveis pressóricos ≥140/90 mmHg e está associada ao desenvolvimento de outras comorbidades. Nessa perspectiva, a prática de exercícios físicos, tem sido recomendada como intervenção não farmacológica devido à ocorrência de várias adaptações fisiológicas que podem reduzir a pressão arterial sistêmica.

Objetivo

Analisar as respostas pressóricas após uma sessão de treinamento concorrente em idosas hipertensas

Método

A amostra foi composta por 12 idosas com idade entre 60 e 70 anos, diagnosticadas hipertensas nível I ou II, foram submetidas à etapa controle, “monitoração sem exercícios” e na semana posterior, sessão de treinamento concorrente “aeróbio/resistido” ao termino de cada exercício resistido (cadeira extensora, voador peitoral, rosca direta e remada), composto 3séries de 10 repetições, foi estabelecida uma carga moderada, por meio da percepção subjetiva do esforço utilizando a escala de OMNI, após cada exercício resistido foi realizado 5 minutos de caminhada em esteira e a intensidade estabelecida foi de ~60% da FCmax, foi utilizado um cardiofrequencimetro Polar Ft 2. Tanto para sessão controle, quanto exercício, o tempo de monitoração da pressão arterial foi de 14 horas, com aferições realizadas de 10 em 10 minutos na primeira hora, 30 em 30 minutos até a sexta hora e 2 em 2 horas até a décima quarta hora com um monitor automático “OMRON plus (HEM-4011C-E)”. Foi utilizado o teste de Shapiro Wilk para verificar a normalidade dos dados, teste de Levene para homogeneidade das variâncias, Anova para medidas repetidas com post-hoc de Bonferroni, o nível de significância adotado foi p<0,05.

Resultados e Conclusões

Após a aplicação dos testes, verificou-se diferenças estatisticamente significantes entre as médias da pressão arterial sistólica (F = 4,482; P = 0,001) e diastólica (F = 6,482; p = 0,001). Foram realizadas 21 medidas ao longo do período de monitorização. Houve redução significativa (P<0,05) tanto da pressão arterial sistólica quanto da pressão arterial diastólica em todas as medidas da sessão exercício em relação às medidas correspondentes da sessão controle. A exceção ocorreu apenas para a pressão sistólica na medida de 40 min pós-exercício (P=0,07) Conclusão: O treinamento concorrente promove efeito hipotensor significativo em idosas hipertensas controlando os níveis pressóricos por várias horas.

Palavras Chave

hipertensão; treinamento concorrente, efeito hipotensor

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ED. FÍSICA

Instituições

Universidade Paranaense - Paraná - Brasil

Autores

Jayme Rodrigues Dias Junior, Naiara Oliveira Duenha, Mariana Aparecida Soares , Silvia Regina Nishiyama Sucupira Sarto