XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO NO SISTEMA CARDIOVASCULAR, COMPOSIÇAO CORPORAL E DESEMPENHO FISICO DE IDOSAS

Introdução

Durante o envelhecimento há declínio de diversos sistemas do organismo, entre eles, o sistema cardiovascular. Já é consenso que as doenças cardiovasculares constituem importante causa de morbi-mortalidade da população brasileira e a hipertensão arterial, assim como a inatividade física são importantes fatores de risco.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi de averiguar os efeitos do treinamento resistido (musculação e Pilates) sobre a pressão arterial (PA), frequência cardíaca (FC), composição corporal e desempenho físico de idosas.

Método

Para isso, 24 idosas realizaram treinamento de musculação (n=12) ou Pilates (n=12), durante 12 semanas, com frequência de duas vezes por semana e duração aproximada de uma hora por sessão. Ao início e final de cada sessão de treinamento, PA e FC foram aferidas. No inicio e final dos protocolos foram avaliados os seguintes parâmetros: composição corporal, por DEXA e desempenho físico funcional através do Short Physical Performance Battery (SPPB). Realizaremos teste de variância (ANOVA) seguido de pós teste de Tukey e será considerado estatisticamente significante se p≤0,05.

Resultados e Conclusões

Ambos os grupos apresentaram melhora de equilíbrio unipodal com olhos abertos (musculação: 12,9+/-8 para 24,2+/-8 segundos e Pilates: 8,6+/-2 para 22+/-6 segundos, inicial vs. final, respectivamente). O grupo Pilates reduziu o tempo de deslocamento no teste de marcha (5,5+/-1 para 2,9+/-0 segundos, inicial vs. final). No inicio dos protocolos, a pontuação do SPPB classificou o grupo musculação com bom desempenho funcional (10 pontos) e o grupo Pilates com desempenho moderado (8 pontos). Após o término dos protocolos o grupo musculação permaneceu com 10 pontos e o grupo Pilates melhorou seu desempenho, obtendo 10 pontos. Não houve diferenças em PA, FC e composição corporal após 12 semanas de treinamento. A análise dos resultados obtidos mostrou que os protocolos de Musculação e Pilates melhoraram o equilíbrio unipodal, sendo que o grupo Pilates melhorou a velocidade de marcha e aumento seu desempenho funcional.

Palavras Chave

Treinamento resistido, idosas, velocidade de marcha, pressão arterial

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ED. FÍSICA

Instituições

USP - São Paulo - Brasil

Autores

Tatiana Pereira Alves, Patrick Rodrigues, Jessica Canoletti, Monica Padua, Douglas Ferdinando, Giliane Belarmino, Wilson Jacob Filho, Ana Carolina Costa, Dan Linetz Waitzberg, Silvia Cavasin, Maria Claudia Irigoyen, Alexandre Leopold Busse, Silvia Lacchini