XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

RESULTADOS DA PESQUISA SBH-NEW SENSE SOBRE CONHECIMENTO DA HIPERTENSAO ARTERIAL E TRATAMENTO

Introdução

A hipertensão arterial (HA) é reconhecidamente o principal fator de risco cardiovascular, e apesar das estratégias para melhora do conhecimento e tratamento, a maioria da população brasileira desconhece a importância desta condição clinica e de seu tratamento.

Objetivo

Avaliar o grau de conhecimento da pressão arterial, tratamento da hipertensão e consumo de sal em uma amostra populacional brasileira por meio de questionário eletronico.

Método

Foi realizada pesquisa por meio de questionário eletronico enviado por e-mail a cerca de 10000 e-mails catalogados em um cadastro de uma empresa de pesquisas. O questionario incluiu questoes sobre qualidade de vida, escolaridade, atividade física, tabagismo, conhecimento dos valores da pressão arterial (PA), diagnostico e tratamento da hipertensão arterial, e consumo de sal.

Resultados e Conclusões

Quinhentos e noventa e tres individuos responderam o questionário (71% dos 18 aos 50 anos , 52.8% mulheres/47.2% homens), onde a maioria possuia ensino medio ou superior (96%). Com relação aos hábitos de vida, 31.7% praticam atividade física com freqência, 14.5% são fumantes, 51% sentem-se estressados com frequência , 32.2% admitem consumir mais sal na dieta e 28% adicionam sal à mesa. Em relação à PA, 72% acham que tem valores normais e 16% que tem PA elevada; 25% acham que 130/80 mmHgé alta enquanto 41% acham que o valor 140/90 mmHg é elevada; 97% dos individuos já aferiu a PA, sendo que a maioria (88.7%) menos de 3 meses da entrevista. Em relação a hipertensão arterial, 17% sabia ser hipertenso, e 14% não sabia se era ou não hipertenso (a maioria individuos abaixo de 40 anos). Dentre os hipertensos, 87% faziam uso regular de medicação, mas 13% não fazia uso de nenhum medicamento para controle.
Conclusão: Em população com escolaridade elevada, existe um bom conhecimento sobre a pressão arterial e do diagnóstico, embora a adoção de hábitos saudáveis de vida relacionados à hipertensão esteja abaixo do esperado. Individuos mais jovens apresentam mais desconhecimento em relação à presença ou não de hipertensão. Estes resultados indicam a necessidade de diferentes estratégias para melhoria do controle da pressão arterial e de adoção de hábitos de vida dpendendo da populaçao estudada.

Palavras Chave

Área

ÁREA CLÍNICA

Instituições

SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO - São Paulo - Brasil

Autores

LUIZ APARECIDO BORTOLOTTO, FRIDA PLAVNIK, JOSE HERNANDES, HELIO SALGADO