XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

MODULAÇÃO DAS VIAS CLÁSSICAS E ALTERNATIVAS DO SISTEMA RENINA-ANGIOTENSINA EM CÉLULAS MESANGIAIS HUMANAS TRATADAS FRUTOSE.

Introdução

Estudo anterior de nosso grupo demonstrou que ratos submetidos a uma dieta rica em frutose apresentou aumento da atividade da enzima conversora de angiotensina (ECA) no rim. Sabe-se que um desequilíbrio do sistema renina-angiotensina (SRA) tecidual tem um impacto negativo na homeostase renal. Entender o efeito da frutose nas vias formadoras de angiotensina II (AngII) e angiotensina-1-7 (Ang1-7) possibilita compreender como a frutose afeta os níveis destes efetores renais.

Objetivo

O presente estudo visa avaliar as atividades das enzimas do SRA responsáveis pela formação das angiotensinas no lisado celular e meio de cultura de células mesangiais humanas imortalizadas (CMHI), frente a baixa (5mM)e alta (30mM) concentração de frutose

Método

Três grupos de células CMHI em cultura foram utilizados: Controle (CT): meio baixa glicose; Frutose 5mM (F5): meio baixa glicose + 5mM de Frutose e Frutose 30mM (F30): meio baixa glicose +30mM de Frutose. As atividades enzimáticas foram avaliadas por fluorimetria. As enzimas formadoras da AngII analisadas foram: ECA, Quimase, e Catepsina D; e as formadoras de Ang-1-7: Endopeptidase Neutra (NEP), e a Enzima conversora de angiotensina2 (ECA2). Os seguintes substratos: Z-Phe-His-Leu; Abz-AIKFFSAQ-EDDnp; Abz-AIAFFSRQ-EDDnp; Abz(d)Arg-Gly-Leu;Mca-APK(DNP); foram utilizados, respectivamente.Os dados foram analisados utilizandoAnova 1-way.

Resultados e Conclusões

Resultados:
Das enzimas formadoras de Ang II avaliadas, a ECA no lisado celular, houve uma diminuição dos grupos tratados com frutose em ambas as concentrações, Já a atividade da quimase, no meio de cultura, notou-se um aumento em ambos os grupos tratados com frutose.
Já em relação as enzimas formadoras de
Ang (1-7), a atividade da NEP, notou-se uma diminuição do grupo F30 quando comparado aos grupos F5 e CT.
Conclusão:
Os resultados sugerem uma modulação da atividade da ECA no SRA intracelular, já a atividade da Quimase foi estimulada no meio extracelular. Assim, sugerindo uma alteração da via clássica para a formação de Ang II. Adicionalmente, a frutose reduziu ou inibiu a atividade da NEP no SRA intracelular e extracelular. A quantificação das angiotensinas torna-se necessário para melhor entender quanto do efetor final encontra-se disponível no tecido mesangial para melhor entender se uma possível influência na fisiologia glomerular poderá ocorrer.

Palavras Chave

Sistema Renina Angiotensina, Frutose, Enzimas

Área

ÁREA BÁSICA

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Rodrigo Yokota Yokota, Zaira Palomino Jara, Larissa Emi Matsumoto, Danielle Sanches Aragão, Dulce Elena Casarini