XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO ENTRE TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR ESTIMADA E VELOCIDADE DE ONDA DE PULSO EM UMA AMOSTRA DE HIPERTENSOS

Introdução

O ENRIJECIMENTO ARTERIAL É UM PREDITOR INDEPENDENTE DE DESFECHOS CARDIOVASCULARES E DE DOENÇAS RENAIS, PROCESSO QUE RESULTA DE UM AUMENTO DA ONDA DE PULSO, UMA MEDIDA IMPORTANTE E CONFIÁVEL DE RIGIDEZ ARTERIAL QUE PODE SER ESTIMADA ATRAVÉS DO MÉTODO OSCILOMÉTRICO. É SABIDO TAMBÉM DO IMPACTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL CRÔNICA SOBRE O DECLÍNIO DA FUNÇÃO RENAL.

Objetivo

AVALIAR A CORRELAÇÃO ENTRE TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR ESTIMADA E VELOCIDADE DE ONDA DE PULSO NUMA AMOSTRA DE HIPERTENSOS.

Método

APÓS APROVAÇÃO NO CEP, FORAM INCLUÍDOS PACIENTES ACIMA DE 18 ANOS APÓS TCLE, ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE HIPERTENSÃO. TODOS OS PARTICIPANTES REALIZARAM ANÁLISE DA ONDA DE PULSO COM EQUIPAMENTO MOBIL-0-GRAPH 24 PWA (IOM, STOLBERG, ALEMANHA), MEDIDA SÉRICA DA CREATININA, TRÊS MEDIDAS SEQUENCIAIS DE PA COM EQUIPAMENTO MICROLIFE - BP3AC1-1PC (ONBO ELETRONIC CO, SHENZHEN,CHINA) E RESPONDERAM A QUESTÕES SOBRE HISTÓRICO DE HIPERTENSÃO E DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR, ALÉM DE OBTIDAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS. FORAM CALCULADAS AS MÉDIAS DE PAS E PAD E DE TFGE ATRAVÉS DA EQUAÇÃO CHRONIC KIDNEY DISEASE EPIDEMIOLOGY COLLABORATION (CKD-EPI), A PARTIR DA CREATININA SÉRICA, IDADE, SEXO E COR DA PELE. AMOSTRA DESCRITA UTILIZANDO MÉDIAS, PROPORÇÕES E DESVIO PADRÃO. AVALIAÇÃO DE SIGNIFICÂNCIA PELO TESTE t DE STUDENT SENDO NÍVEIS DE p < 0,05 CONSIDERADOS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVOS. A CORRELAÇÃO FOI FEITA ATRAVÉS DO TESTE p DE PEARSON.

Resultados e Conclusões

INCLUÍDOS 206 PACIENTES, MÉDIA DE IDADE 59 ANOS ±12, 67,3 MULHERES (n: 146) IMC 29 ±6, MPAS1-3 137 ±22 E MPAD1-3 84 ±16, VOP 8,91 ±1,82, 34,6% DIABÉTICOS (n: 82), 63,7% COM DISLIPIDEMIA (n: 151), 42,2% OBESOS (n: 100), 16% TABAGISTAS (n: 38), BRANCOS (57,8%). O COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO ENTRE VELOCIDADE DE ONDA E PULSO E TFGE FOI DE r: - 0,4799 (p < 0,0001 E IC: - 0,5723 – - 0,3754), AO CORRIGIR POR IDADE O COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO ENCONTRADO FOI DE r: - 0,1187 (p= 0,07).
A ANÁLISE DESSAS VARIÁVEIS EM NOSSA AMOSTRA EVIDENCIOU UMA CORRELAÇÃO MODERADA LINEAR NEGATIVA COM SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA ENTRE O AUMENTO DA VELOCIDADE DE ONDA DE PULSO E A DIMINUIÇÃO DA TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR, UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO RENAL, QUE PODERIAM ESTAR SUSTENTADAS NUM CONTINUUM DE LESÃO CARDIOVASCULAR E RENAL ASSOCIADA A HIPERTENSÃO ARTERIAL.

Palavras Chave

Área

LIGAS

Instituições

Universidade Federal do Triangulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

Leonardo Bernardes Vieira, Luiz Otávio da Silva, Marco Antônio Vieira da Silva, Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Rezende, João Pedro Costa Santos, Letícia Alves de Melo, Iramaia Salomão Alexandre de Assis, Mariana Donadon Caetano, Isabella Parreira de Assunção, Gabriel Rodrigues Escoura, Aline Cristina Barbosa Siqueira, Camila Blanco Ferreira Jajah, Bruna Naomy Adaniya, Adair da Silva Rosa Junior