XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

A EXPERIENCIA DE REALIZAR CONSULTA A HIPERTENSOS E DIABETICOS: UM RELATO DE ACADEMICOS DE ENFERMAGEM

Introdução

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) têm elevada morbimortalidade na população brasileira, e fatores de risco, como a hipertensão arterial (HA) e diabetes mellitus (DM). A Atenção Primária da Saúde é a uma porta de entrada de pessoas com DCNT com ênfase na promoção, vigilância em saúde, prevenção, assistência e acompanhamento a usuários. A equipe de saúde, principalmente a enfermagem tem papel relevante no engajamento do paciente no autocuidado, favorecendo melhor nível de saúde, sobretudo com base na consulta de enfermagem.

Objetivo

Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem ao desenvolver sob supervisão a consulta de enfermagem ao paciente com HA e DM.

Método

Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir de consultas realizadas por acadêmicos de Enfermagem durante o estágio curricular de uma Universidade em uma Instituição de referência para o atendimento a diabéticos e hipertensos em junho de 2018, no município de Fortaleza/Ceará. Ao todo foram atendidos 60 usuários. Os princípios éticos foram seguidos em todas as fases do estudo, conforme a Resolução 466/2012.

Resultados e Conclusões

A consulta de enfermagem ocorre pela aplicação de tecnologias leves, tendo a finalidade da promoção da saúde, mensuração do peso, altura, índice de massa corporal (IMC), glicemia capilar, pressão arterial (PA), verificar se há manchas, feridas e edemas na pele. Na abordagem ao paciente, ações são desenvolvidas para a manutenção da saúde, tais como a orientação do tratamento medicamentoso, da hidratação, da dieta e do uso de calçado, além de verificar se o paciente apresenta alguma queixa, como dor, dificuldade de caminhar e formigamento. Ressalte o nervosismo dos acadêmicos ao realizar a primeira avaliação, mas com o apoio da equipe, a supervisão e auxilio dos professores além do uso fundamentado da teoria proporcionou o sucesso da avaliação. Nas ações posteriores, com confiança no serviço, as atividades realizadas ao paciente seguiram com fluidez e independência. As ações dos acadêmicos de enfermagem permitiram identificar vulnerabilidades, ajudando na prevenção de complicações e do controle metabólico, evitando altas taxas de PA e glicemia capilar. As orientações de promoção da saúde foram repassadas aos usuários que convivem com diabetes e hipertensão. Ressalta-se a importância da tecnologia na integridade do cuidado e a qualificação da assistência, favorecendo credibilidade do serviço.

Palavras Chave

Promoção da Saúde; Hipertensão; Consulta de Enfermagem

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ENFERMAGEM

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Hugo Teixeira Holanda, Bruna Bezerra Torquato, Gilliane Ferreira Da Silva, Jhulye Vieira De Sousa, Riane Lara Silva Santos, VItoria Pessoa Nogueira, Thereza Maria Magalhães Moreira