XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DOS FATORES DE RISCO PARA HIPERTENSÃO NA INFÂNCIA

Introdução

Hipertensão arterial (HA) é uma doença silenciosa e crônica com prevalência crescente entre crianças podendo ser secundária a outras patologias, relacionadas com problemas renais, cardíacos e endócrinas. Para o diagnóstico da HA, existem fatores de risco que podem ser identificados através do exame físico e das manifestações clínicas. A atenção no cuidado deve ser dada à presença de fatores de risco que representam importante alvo na prevenção primária, necessitando os cuidados e orientações, em particular da enfermagem.

Objetivo

Identificar atuação da enfermagem na prevenção dos fatores de risco para o desenvolvimento hipertensão arterial na infância.

Método

Estudo tipo revisão bibliográfica de natureza qualitativa que utilizou publicações de 2008 a 2018, por intermédio de buscas de artigos nas bases: lilacs, bdenf, scielo, com os descritores disponíveis nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Hipertensão; Fatores de risco; Adolescente. A análise preliminar resultou em 27 publicações relacionadas ao tema, após a leitura dos resumos, selecionamos 17 trabalhos científicos para compor este estudo. A seleção dos artigos foi feita conforme o assunto proposto, sendo descartados os estudos que não respondiam o objetivo do trabalho e as revisões. A realização da pesquisa na base de dados ocorreu no período de abril a junho de 2018. Dados foram organizados de forma descritiva.

Resultados e Conclusões

A Obesidade infantil é caracterizada pelo desequilíbrio da demanda corporal e metabólica, associada com a atividade física, a dieta, e os fatores socioeconômicos, ambientais, nutricionais e comportamentais. Os fatores modificáveis com os não-modificáveis permitem detectar alguma comorbidade, como as Doenças Cardiovasculares (DCVs). O exame físico com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) verifica se o estado nutricional está adequado. O consumo do sal, IMC, resistência de insulina e a dieta influencia a obesidade infantil e altera a Pressão Arterial (PA), o que contribui no desenvolvimento de HA. A enfermagem atua na prevenção dos fatores de risco, como orientação da dieta saudável, da prática de atividade física e da adesão ao tratamento, buscando a promoção da saúde. Atuação da enfermagem na Atenção Primária na identificação dos fatores de risco para prevenção da HA, faz-se através de dados clínicos obtidos durante a verificação da PA e monitoramento do peso de crianças que apresentam um IMC aumentado.

Palavras Chave

Hipertensão; Fatores de risco; Adolescente

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ENFERMAGEM

Instituições

Universidade Estadual do Ceara - Ceará - Brasil

Autores

HUGO TEIXEIRA HOLANDA, BEATRIZ COELHO, SARAH NOGUEIRA RABELO, WANDRA CAMILA PENAFORTE DA SILVA, EDNA MARIA CAMELO CHAVES