XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

COMPORTAMENTO SEDENTARIO E DIFERENTES NIVEIS DE ATIVIDADE FISICA MENSURADOS POR ACELEROMETRIA ASSOCIADOS A PRESSAO ARTERIAL DE IDOSOS

Introdução

A pressão sanguínea elevada é o principal fator de risco a nível global para doenças cardiovasculares e infarto, causas responsáveis pelo maior índice de mortalidade em idosos. A atividade física (AF) e o comportamento sedentário (CS) exercem influência no controle da pressão arterial, entretanto, ainda existem poucos estudos com medidas objetivas analisando esta relação em idosos.

Objetivo

Examinar as associações de CS e diferentes intensidades de AF com medidas de pressão arterial e analisar o efeito simultâneo do excesso de CS e os níveis recomendados de AF sobre a pressão arterial em idosos.

Método

Foi realizado um estudo transversal de base populacional em uma amostra representativa de idosos (60+ anos) residentes em Florianópolis, Brasil. Os preditores foram medidos objetivamente quanto ao tempo sedentário, atividade física leve e atividade física moderada a vigorosa, e os desfechos foram medidas de pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD). Os dados foram considerados válidos quando o participante utilizou o acelerômetro por pelo menos quatro dias por semana.

Resultados e Conclusões

Cada minuto gasto em CS foi significativamente associado com uma redução de 0,03 mmHg (95% CI: -0,05; -0,01) na PAS. Atividade física leve foi significativamente associada com maior PAS (β = 0,03; IC95%: 0,01; 0,05). Associações benéficas de AF moderada / vigorosa com PAS (β = -0,18; IC 95%: -0,32; -0,04) foram encontradas, mas não com PAD (β = -0,03; IC 95%: -0,11; 0,06). Não foram encontradas associações significativas entre a presença simultânea de AF recomendada (≥ 150 min / semana), o excesso de CS (≥ 8 h / dia) e as medidas de pressão arterial. Este estudo demonstrou a associação entre as intensidades de AF, o CS e as medidas de pressão arterial em uma população de alto risco para hipertensão. Apesar dos benefícios proporcionados pelas diferentes intensidades de AF, a presença simultânea de CS e baixo nível de AF não foi associada a medidas de pressão arterial. Mais estudos são necessários para esclarecer a relação entre AFL e PAS e estabelecer intervenções eficazes para reduzir o CS na população idosa.

Palavras Chave

Idosos; Hipertensão; Atividade Física.

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ED. FÍSICA

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Alfredo Leopoldo Enrique Messenger Valenzuela, Thamara Hübler Figueiró, Gabriel Claudino Budal Arins, Carla Elane Silva dos Santos, Francieli Cembranel, Paulo Adão de Medeiros, Cassiano Ricardo Rech, Eleonora D’Orsi