XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

AÇAO EDUCATIVA SOBRE HIPERTENSAO ARTERIAL SISTEMICA PARA FUNCIONARIOS PUBLICOS DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SAO PAULO

Introdução

Hipertensão arterial é uma doença que apresenta grande incidência e prevalência na população brasileira. Sendo uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Por esse motivo, os alunos de Ligas Acadêmicas de uma Faculdade de Medicina realizaram ações educativas com a finalidade de conscientizar funcionários públicos de uma cidade do interior de São Paulo, aumentando o conhecimento sobre a hipertensão arterial e os seus principais fatores de risco .

Objetivo

Descrever a experiência de alunos de medicina na realização de ações educativas sobre hipertensão arterial sistêmica durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da prefeitura de uma cidade do interior de São Paulo.

Método

Relato de experiência de alunos de Medicina pertencentes a Liga Academia de Medicina da Família e Comunidade (LAMFC) e Liga Acadêmica de Pneumologia (LAP) na realização de ações educativas gerais sobre definição, tratamento, sintomas e fatores de risco associados com a hipertensão arterial, além de importância do tratamento, dieta e exercício físico.

Resultados e Conclusões

Foram atendidos 80 indivíduos, realizado aferição de pressão arterial e orientações sobre definição, tratamento, sintomas e fatores de risco associados a hipertensão arterial, importância do tratamento, dieta e exercício físico. No geral, a ação teve como proposta elevar o nível de conhecimento para favorecer o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis que por sua vez permitirão tomar decisões adequadas para a prevenção e o controle da hipertensão arterial, melhorando a qualidade de vida. Durante o trabalho foi observado o escasso conhecimento sobre hipertensão arterial e sobre a importância de uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Foi evidenciado entre os portadores da patologia insucesso do tratamento, devido à baixa adesão medicamentosa e o estilo de vida. A experiência mostrou-se exitosa uma vez que os funcionários se mostraram interessados nas informações explicitadas pelos acadêmicos. Para os alunos, foi edificante o relacionamento interpessoal com o público. Desta forma a ação atingiu o seu objetivo de informar a população sobre questões relacionadas a prevenção e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica.

Palavras Chave

Hipertensão arterial sistêmica
Ligas Acadêmicas
Ação Educativa

Área

LIGAS

Instituições

Faculdade de Medicina FACERES - São Paulo - Brasil

Autores

Marina Cardoso , Paloma Oliveira Leite , Luiza Maria Milanez Ronchi, João Pedro Cajango Fávero Coimbra, Renata Prado Bereta Vilela, Fernanda Aparecida Novelli Sanfelice