XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

RASTREIO DO USO TABACO E OUTRAS DROGAS NA ADOLESCENCIA EM ESCOLA PUBLICA BRASILEIRA

Introdução

A adolescência constitui importante momento para a adoção de novas práticas e comportamentos, tornando-a a faixa etária mais vulnerável à experimentação e ao uso abusivo de drogas. A iniciação tabágica é cada vez mais precoce, sendo que o início do uso de tabaco no Brasil é de 16 anos. Os motivos que levam ao aumento do uso dessa substância são diversos e complexos, envolvendo sensação juvenil de onipotência, o desafio à estrutura familiar e social, e a busca de novas experiências.

Objetivo

Apontar a prevalência do uso de tabaco, álcool e outras drogas, numa população de adolescentes.

Método

Estudo transversal, realizado com estudantes de uma escola pública na cidade de Juiz de Fora- MG/ Brasil, através de inquérito sobre tabaco e outras drogas, seguido de palestras educativa sobre o tema.

Resultados e Conclusões

Foram entrevistados 372 estudantes, com idade de 15,3±2,3 anos, 46,2% do sexo masculino. Consideraram-se fumantes, 9,9% da amostra, com 55,9% destes, fumando cigarros de palha, contra 17,1% de uso do cigarro industrializado (p<0,001). Dos entrevistados, 26,30% relataram ter fumado pelo menos uma vez na vida, e destes, 25,30% mantiveram o uso. Quanto aos motivos para a iniciação, 56,80% referiram ter fumado por curiosidade. No domicílio de 36,1% dos entrevistados, há fumantes. O uso de álcool ocorreu numa proporção de 46,4%, onde 34,2% usavam 2 ou mais vezes /mês ou somente uma vez/ mês. para a mesma frequência, o uso de maconha foi < 20%, numa prevalência de 14,1% nesta população. Daqueles que fumavam, 89,2%, usavam álcool de forma concomitante (p<0,001) e 62,9%, usavam maconha, concomitantemente (p<0,001). O uso da maconha foi de 14,10%, com frequência mensal pequena. Conclui-se que o rastreamento do uso de drogas na adolescência deve ser incentivado, havendo a necessidade de envolver a escola e a família em ações direcionadas à prevenção do uso dessas substâncias. Nos chama a atenção para o alto uso do cigarro de palha entre estes jovens, a alta prevalência do uso de álcool e da maconha. No ambiente familiar, foi constatado alta prevalência de fumantes passivos.

Palavras Chave

tabagismo; adolescência; drogas; rastreio; tabaco

Área

LIGAS

Instituições

UFJF - Minas Gerais - Brasil

Autores

Gabriel Leite Citrangulo, Maria Isabella Cruz de Castro, Luíza Campos de Paula, Isabela Fonseca Nazareth, Bruno Fonseca Teles Pereira, Nathalia Fontoura Signé, Álvaro Grossi Albuquerque Moreira, Lorena Rodrigues Nascimento, Bruna Gomes de Souza, Elisandra Barbara Pontes Carlos, Isabele Araújo Granato, Maria Teresa Dutra Campos, Alexandre Vazzoler Andrião, Ana Flávia Corrêa Magalhães, André dos Santos Mendonça, Matheus Alves Silva, Isabella Guimarães Silva Alípio, Valéria Mata de Duarte Ferreira Ribeiro, Marina Aquino Marge, Arise Garcia de Siqueira Galil