XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

CONTROLE E PREVENÇAO DA HIPERTENSINA ARTERIAL: AÇOES DE ACADEMICOS DE ENFERMAGEM EM AMBULATORIO DE EXTENSAO UNIVERSITARIA

Introdução

Hipertensão Arterial representa um grave de problema de saúde no país, atinge boa parte da população e faz parte do grupo de doenças cardiovasculares, como um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de diversas patologias. Para o diagnóstico da doença, são necessárias uma anamnese, verificação da pressão arterial e da identificação dos fatores de risco.

Objetivo

Investigar o perfil sócio demográfico e clínico dos atendimentos realizados para controle e prevenção da hipertensão arterial em um ambulatório de saúde.

Método

Estudo documental, analítico, descritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizado por acadêmicos de enfermagem no mês de maio e junho de 2018. A coleta dos dados foi feita a partir das fichas cadastrais dos usuários atendidos no Ambulatório de um Projeto de extensão Universitária em numa Universidade em Fortaleza/CE, nos anos de 2016 e 2017. Ao todo foram pesquisadas 365 fichas de indivíduos atendidos. Os dados foram organizados em formulário, tabulados e analisados em programa estatístico. Os princípios éticos foram seguidos em todas as fases do estudo, conforme a Resolução 466/2012.

Resultados e Conclusões

A idade das pessoas atendidas conforme os registros nas fichas foi de 18 a 80 anos de ambos os sexos, obtendo a média de idade de 47 anos. No ano de 2017, foram registrados 105 atendimentos sendo 61 do sexo masculino e 44 do sexo feminino, já no ano de 2016, foram 260 atendidos, sendo 98 do sexo masculino e 162 do sexo feminino. Detectamos 103 usuários com pressão arterial alteradas, conforme os registros. Após a consulta, ações com medidas para o controle da pressão e orientações aos usuários para um estilo de vida mais saudável, com foco na promoção da saúde, além de incentivar e auxiliar a mudança de rotina dos usuários que tiveram a sua pressão alterada, seguida da explanação de dúvidas sobre o tema. A realização dessa pesquisa teve como propósito de publicitar as ações realizadas por docentes e discentes em um ambulatório acadêmico. O perfil clínico dos atendimentos realizados serviu para revelar a importância de se fazer o controle pressórico, bem como as orientações dispensadas a comunidade acadêmica atendida no serviço. A consulta no ambulatório está ligada ao processo de educação em saúde que é uma estratégia na adesão do usuário na promoção da saúde e do bem-estar.

Palavras Chave

Promoção da saúde; Hipertensão; Educação em saúde.

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ENFERMAGEM

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

HUGO TEIXEIRA HOLANDA, ANTONIA LARISSA MELO FEITOSA, GABRIELLE LEMOS OLIVEIRA RODRIGUES, KARINA ABREU FERREIRA, RODRIGO LIMA DE SOUZA, LUCILANE MARIA SALES DA SILVA