XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇAO DO PERFIL SOCIOECONOMICO E DA PERCEPÇAO DE SAUDE EM IDOSOS HIPERTENSOS EM GOVERNADOR VALADARES – MG

Introdução

A hipertensão arterial é uma doença multifatorial caracterizada pelos níveis elevados e sustentados da pressão arterial. A alta prevalência da doença na população brasileira representa um importante fator de risco para complicações cardiovasculares, sendo considerada um problema de saúde pública que precisa ser mais bem caracterizado.

Objetivo

Caracterizar o perfil socioeconômico e a percepção de saúde em idosos hipertensos participantes em Governador Valadares-MG.

Método

A amostra foi composta por 73 idosos (70,3±6,8 anos; 80,8% mulheres) hipertensos participantes de grupos comunitários (igrejas e associações) na cidade de Governador Valadares. Para a caracterização do perfil socioeconômico foi realizada uma entrevista de forma individualizada contendo perguntas relacionadas à: idade, estado civil, moradia, renda, escolaridade, presença de doenças autorreferidas e percepção de saúde.

Resultados e Conclusões

A amostra apresentou faixa etária de 60 a 89 anos. A avaliação do estado conjugal demonstrou que 49,2% são viúvos; 32,9% são casados e 17,9% são solteiros e/ou divorciados. Em relação ao convívio na moradia, 38,4% dos idosos hipertensos residiam sozinhos; 26,0% moravam com o(a) companheiro(a); 19,2% com os filhos e 16,5% residiam em instituições ou outros locais. Considerando o nível de escolaridade, 5,5% são analfabetos e 48,0% tem o ensino fundamental incompleto, 19,0% com ensino fundamental completo e 27,5% de ensino médio incompleto a superior. Referente à fonte de renda 57,8% é aposentado e 22,5% é pensionista. Além disso, 2,8% ainda trabalham, 7,1% não possuíam renda e 9,8% tem mais de um tipo de renda. Quanto à renda familiar, 18,6% recebem até 1 salário mínimo, 42,9% de 1 a 2 salários, 30,0% com renda de 2 a 3 salários e 8,6% recebem 4 ou mais salários. Além da hipertensão arterial, 36,9% apresentou outra doença associada. Já 24,7% apresentam três doenças associadas. Em relação à percepção de saúde, 45,2% relatou ser boa. Diante do exposto, verificou-se que a maioria dos idosos hipertensos era do sexo feminino e grande parte são viúvos e apresentam ensino fundamental incompleto. Além disso, a maioria dos indivíduos residem sozinhos e com renda de 1 a 2 salários mínimos. Vale ressaltar, quase metade dos idosos sentem que sua percepção de saúde é bom, independente a quantidade de doenças.

Palavras Chave

Envelhecimento, Hipertensão Arterial, Escolaridade.

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ED. FÍSICA

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares - Minas Gerais - Brasil

Autores

Mateus Gonçalves Silva, Diego Alves Santos, Keveenrick Ferreira Costa, Hiltomar Martins Oliveira Júnior, Clarice Lima Álvares Silva, Regina Gendzelevski Kelmann, Rodrigo Furtado Carvalho, Cláudia Lúcia Moraes Forjaz, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz