XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

PARAMETROS ANTROPOMETRICOS E PRATICA DE ATIVIDADE FISICA: COMPARAÇAO ENTRE IDOSOS NORMOTENSOS E HIPERTENSOS

Introdução

Atualmente, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Essas doenças estão relacionadas com a presença de fatores de risco, dentre eles a hipertensão arterial e o sedentarismo.

Objetivo

Comparar as variáveis antropométricas e a prática de atividade física (AF) entre idosos normotensos e hipertensos participantes de grupos comunitários na cidade de Governador Valadares, MG.

Método

A amostra foi composta por 107 indivíduos idosos (70,5 ± 6,9 anos) de ambos os sexos. Para a avaliação antropométrica foram realizas medidas de circunferência de cintura, peso e altura. Além disso, foi realizada de forma individualizada uma entrevista contendo perguntas sobre: presença de doenças autorreferidas e prática de AF, considerando como sedentários/insuficientemente ativos (<150 minutos/semana) e ativos (>150 minutos/semana). Após a coleta os indivíduos foram divididos em dois grupos: hipertensos e normotensos. As variáveis foram testadas pelo teste T não pareado e Qui-quadrado, considerando como significante P< 0,05.

Resultados e Conclusões

Entre os idosos avaliados, 68 eram hipertensos (63,6%) com idade média de 70,0±6,5 anos e 39 normotensos (36,5%) com idade média de 70±7,7 anos. Foi observada diferença significante (P<0,05) entre os grupos hipertensos e normotensos nas variáveis peso (68,9±10,4kg vs. 63,3±11,6kg, respectivamente), circunferência de cintura (90,8±10,0cm vs. 85,0±10,4cm, respectivamente) e índice de massa corporal (28,3±4,0kg/m² vs. 26,2±4,0kg/m², respectivamente). Foi observada relação significante entre a presença de hipertensão arterial e: a presença de obesidade (P<0,05); e circunferência de cintura aumentada (P<0,05). A prática de AF não apresentou relação com a presença de hipertensão arterial ou com os aspectos antropométricos. Neste sentido, 86,8% dos hipertensos e 89,7% dos normotensos se declaravam ativos.
Conclusão: Nota-se que há uma relação entre a hipertensão arterial e obesidade e circunferência de cintura aumentada, levando ao aumento do risco cardiovascular nos hipertensos. Porém, a prática de AF não demonstrou diferença significante com a presença dos fatores de risco nesses indivíduos. É necessária uma melhor prescrição individualizada para os idosos participantes de grupos comunitários, visando a redução dos fatores de risco significantes.

Palavras Chave

Antropometria; Pressão arterial; Atividade física.

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ED. FÍSICA

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

Patielly Batista Viana, Diego Alves dos Santos, Hiltomar Martins Oliveira Júnior, Regina Gendzelevski Kelmann, Rodrigo Furtado de Carvalho, Clarice Lima Álvares da Silva, Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz