XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO MORFOLOGICO ARTERIAL E BIOQUIMICO AOS DIFERENTES ESTRESSES EM RATOS UTILIZANDO-SE COLORAÇOES HEMATOXILINA/EOSINA E TRICOMICO DE MASSON.

Introdução

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis por 30% do total de mortes no mundo. Grande parte dos casos de DCV estão relacionadas à aterosclerose, processo inflamatório que acomete a túnica íntima dos vasos. A literatura experimental descreve em sua maioria relações da dieta hipercalórica com o processo da formação da placa, porém poucos estudos relatam a relação dos fatores estressores do cotidiano com o processo. Neste estudo, procurou-se correlacionar os fatores estressantes com possível formação de placas ateromatosas.

Objetivo

Correlacionar os fatores estressores aplicados em ratos da linhagem Wistar com a intensidade de formação da placa ateromatosa em artéria de grande calibre aorta utilizando a técnica de rotina Hematoxilina/Eosina e Tricômico de Masson.

Método

Um estudo controle randomizado prospectivo realizado com 24 ratos da linhagem Wistar alocados randomicamente em dois grupos, sendo um submetido ao estresse e outro controle. O protocolo seguido foi realizado durante 14 dias consecutivos, com tempos alternados para estresse físico e psicológico, seguido de coleta e processamento do sangue da artéria aorta abdominal para dosagem de triglicérides, colesterol total e frações. Também foi realizada dissecção, retirada e fixação de fragmento do vaso com as colorações de Hematoxilina/Eosina e Tricômico de Masson para análise histológica.

Resultados e Conclusões

Em ambas as colorações, não foram observadas alterações compatíveis a depósitos de gorduras, presença de macrófagos ou reação inflamatória. A análise estatística aplicada não demonstrou alterações significativas entre os grupos controle e estressados para dosagens de colesterol total e frações, porém, evidenciou alterações significativas de triglicérides. Os estímulos estressores aplicados produziram alterações hormonais/bioquímicas nos níveis de triglicerídeos entre os grupos de animais, porém insuficientes para produzirem alterações morfológicas nas paredes arteriais. A hipótese a ser testada em próximo experimento será na elevação do tempo de exposição aos fatores estressores.

Palavras Chave

Ratos Wistar; Aorta Abdominal; Técnicas Histológicas; Aterosclerose; Lipídeos.

Área

ÁREA BÁSICA

Instituições

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO PRATA - São Paulo - Brasil

Autores

KAROLINY LIMA LOPES DE SOUZA, CAMILA BRUMATO FACHINI, FRANCISCO RIBEIRO DE MORAES