XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

Perfil das Pessoas Atendidas na Campanha de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial da UNILAGO em 2018.

Introdução

A Hipertensão Arterial apresenta impacto na saúde pública mundial devido ampla contribuição na morbimortalidade cardiovascular. No Brasil é responsável por cerca de 40,0% dos Infartos do Miocárdio; 80,0% dos Acidentes Vasculares Cerebrais, 25,0% das Doenças Renais Crônicas Terminais e por aproximadamente 300 mil mortes por ano. A Campanha de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é uma importante ação de prevenção de doenças e promoção de saúde, na qual são realizadas orientações quanto à prevenção e controle da hipertensão arterial, bem como busca ativa de hipertensos.

Objetivo

Caracterizar as pessoas atendidas na Campanha de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial no ano de 2018, quanto ao sexo, idade, pressão arterial e Índice de massa corporal.

Método

Realizou-se Campanha de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, nos dias 23, 24 e 26 de abril de 2018, no período da manhã, em três supermercados próximos à faculdade, pelos alunos do curso de medicina da UNILAGO. Durante a Campanha, as pessoas que circulavam nos supermercados estabelecidos eram convidadas a verificar a pressão arterial, o índice de massa corporal (IMC) e recebiam orientações quanto aos resultados. As pessoas que apresentavam alterações nos exames realizados e as que apresentavam fatores de risco para a Hipertensão Arterial eram orientadas e encaminhadas para os se

Resultados e Conclusões

Os alunos atenderam 432 pessoas durante Campanha, destas 262 (60,6%) eram mulheres; 124 (28,7%) referiam ser hipertensas; e 61 (14,1%) referiram ter diabetes mellitus. A idade variou de cinco a 91 anos, com média de 50,9 (DP=18,2) anos. Quanto a pressão arterial , 125 (28,9%) pessoas apresentaram a pressão sistólica elevada; 56 (12,9%) apresentaram a pressão diastólica elevada. A pressão sistólica variou de 90 a 220 mmHg, com média de 126,9 (DP=16,5) mmHg; a pressão diastólica variou de 40 a 120 mmHg, com média de 82,3 (DP=11,1) mmHg. O IMC médio foi de 27,3 (DP=12,3) kg/m2 . Nesta Campanha foram identificados 125 pessoas com alteração da pressão arterial sistólica e 56 pessoas com alteração da diastólica. Entre as pessoas com alterações muitas não sabiam do diagnóstico da doença e outras foram orientadas para melhor controle. As pessoas também foram orientadas quanto a prevenção e controle da obesidade/sobrepeso, importante fator de risco para Hipertensão Arterial, de acordo com o IMC.

Palavras Chave

Área

ÁREA CLÍNICA

Instituições

União das Faculdades dos Grandes Lagos- UNILAGO - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIEL TITOTO, Tauana Lacerda Pereira, AMANDA INGRID MENDES MONTENEGRO, KARINA YAMAMOTO, IGOR RITZMANN COSTA, JUVENAL VICENTE VILAS BOAS NETO, MATHEUS GALASSI DEFENDI, CESAR BECHARA MELO, Edmo Atique Gabriel, CLAUDIA BERNARDI CESARINO, JOSÉ FERNANDO VILELA MARTIN, DANIELA COMELIS BERTOLIN