XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO ENTRE RESTRIÇAO DO CRESCIMENTO INTRAUTERINO (RCIU) E HIPERTENSAO ARTERIAL SISTEMICA PROXIMA A QUARTA DECADA: ESTUDO OBSERVACIONAL COORTES

Introdução

Alterações do desenvolvimento fetal podem alterar o risco de doenças na idade adulta. O “COORTES” é um estudo observacional com seguimento ao longo da vida de nascidos vivos entre 1978/1979.

Objetivo

Avaliar a associação entre RCIU e pressão arterial (PA); Calcular a prevalência geral de hipertensão arterial (HA) e nos 2 grupos; Estabelecer o grau de conhecimento prévio da doença, uso de medicações anti-hipertensivas e controle da PA.

Método

Foram incluídos 1776 indivíduos, dos quais 214 com histórico de RCIU, que foram avaliados por meio de medida casual de consultório (OMRON HEM-742INT), de acordo com as recomendações das VII DBH. Para análise da prevalência, foi definido como HA indivíduos sabidamente hipertensos em tratamento medicamentoso ou que apresentavam PA >/= 140 x 90 mmHg. Para a comparação entre as médias de PA entre os grupos, foram excluídos 237 indivíduos sabidamente com HA em tratamento medicamentoso. Foram utilizados teste t de Student, qui-quadrado e considerado significante p<0,05.

Resultados e Conclusões

O grupo RCIU apresentou maior PA diastólica (78,7 +/- 10,3 vs. 76,8 +/- 9,9mmHg, média, DP, p=0,02). Não houve diferença nas médias da PA sistólica nem na prevalência de HA entre os grupos. A prevalência global de HAfoi de 25,5%. Destes indivíduos com HA, 70,6%tinham conhecimento do diagnóstico, 52,4%tratavam a doença com medicamento e 31,6% apresentavam controle com o tratamento medicamentoso (PA< 140 x 90 mmHg).
Os dados sugerem associação entre RCIU e maior PA diastólica. A prevalência de HA aos 38/39 anos é elevada e a taxa de controle da doença é baixa. Financiamento: CNPq, FAPESP e DECIT/MS.

Palavras Chave

restrição de crescimento intrauterino, hipertensão arterial, adesão

Área

ÁREA CLÍNICA

Instituições

FMRP-USP - São Paulo - Brasil

Autores

Paulo Cesar Lopes, Mariana Passos Souza, Daniela Aparecida Lorencini, Gabriel Bazo, Denise Nascimento Mesquita, Ricardo Carvalho Cavalli, Marco Antônio Barbieri, Heloisa Bettiol, Eduardo Barbosa Coelho