XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE 6ª E 7ª DIRETRIZ BRASILEIRA DE HIPERTENSAO EM 12 ANOS DE CAMPANHA NO DIA NACIONAL DE PREVENÇAO E COMBATE A HIPERTENSAO NO RIO DE JANEIRO

Introdução

O projeto de extensão “Juntos Contra a Hipertensão” visa conscientizar acerca da Hipertensão Arterial Sistêmica e qualificar estudantes da área da saúde para aferição da pressão arterial (PA) em campanhas destinadas à comunidade. Os valores de PA usados como referência são retirados das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, que passaram por mudanças significativas em 2016, com ênfase na ampliação da faixa de pré-hipertensão. Logo, diversos indivíduos previamente classificados como normotensos potencialmente entraram no estágio de pré-hipertensão a partir desta atualização.

Objetivo

Objetivamos no presente trabalho, analisar se as mudanças nas Diretrizes tiveram impacto no quantitativo de pessoas pré-hipertensas avaliadas em 12 campanhas realizadas pelo projeto no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.

Método

Foram comparados os indivíduos pré-hipertensos, utilizando os valores preconizados de pressão arterial pela 6ª Diretriz (pressão sistólica 130-139mmHg; pressão diastólica 85-89mmHg) e pela 7ª Diretriz (pressão sistólica 121-139mmHg; pressão diastólica 81-89mmHg). Ademais, analisamos o aumento do número de pessoas na faixa limítrofe de acordo com sexo, faixa etária e cor da pele.

Resultados e Conclusões

Das 2963 pessoas avaliadas, 333 foram classificadas como pré-hipertensas de acordo com a 7ª Diretriz. Isso implica em aumento de 103 indivíduos (11%) quando aplicada a 6ª Diretriz. Nestes, observou-se predominância de pré-hipertensão em indivíduos do sexo masculino (67%), brancos (43%) e na faixa etária de 40 a 59 anos (47%). Concluímos que a mudança realizada na 7ª Diretriz aumentou a quantidade de pessoas na faixa de pré-hipertensão dentro da população analisada. Consideramos a atualização positiva por permitir a intervenção precoce e o fornecimento de orientações que podem levar a mudanças de estilo de vida antes da instalação da hipertensão, possibilitando a prevenção da doença crônica de maior prevalência na nossa população.

Palavras Chave

EXTENSÃO. PREVENÇÃO. HIPERTENSÃO. ADULTO

Área

ÁREA BÁSICA

Instituições

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

José Romildo Oliveira Vieira, Lívia Maria Moreira Prado, Maria Clara Costa Santos, Ana Maria Silva Vaconcelos