XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO SEDENTARISMO EM UMA AÇAO COMUNITARIA NO BAIRRO DO ITANHANGA–RJ.

Introdução

Sedentarismo é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo importante a criação de políticas públicas para estímulo de prática de hábitos saudáveis. No Brasil, o sedentarismo é o fator de risco modificável mais prevalente, superando fatores como hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM), dislipidemia (DLP), tabagismo e obesidade. A atividade física apresenta diversos benefícios como melhora do perfil lipídico, diminuição da pressão arterial e melhora de sintomas psicossomáticos.

Objetivo

Avaliar presença de sedentarismo entre participantes de ações comunitárias no bairro do Itanhangá – RJ.

Método

Dados de 89 participantes, coletados através de questionários elaborados por docentes da Escola de Medicina Souza Marques e aplicado por estudantes de medicina durante duas ações comunitárias ocorridas entre 2016 a 2017. Adotou-se como critério de sedentarismo, realizar menos de 150 minutos de atividades moderadas por semana. A tabulação dos dados foi realizada no Excel e as frequências das respostas e as características clínicas foram comparadas pelo teste de qui-quadrado utilizando o software Prism 6.0 (GraphPad, EUA), adotando nível de significância de 5%.

Resultados e Conclusões

Resultados: Dos 89 participantes a idade média foi de 51±14 anos, 75% do sexo feminino, 56% de hipertensos, 38% de dislipidêmicos e 12% de diabéticos. A prevalência total de sedentários foi de 63% com distribuição semelhante entre os sexos (64% dos homens e 63% das mulheres, p=0,93). Observou-se o diagnóstico de HAS em 61% dos sedentários e em 48% dos ativos fisicamente (p=0,26). Em relação à DLP, 46% dos sedentários possuíam tal diagnóstico e apenas 24% entre os não sedentários (p=0,03).

Conclusão: Sedentarismo é um fator de risco modificável frequente em participantes de ações comunitárias, sendo mais prevalente que a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e dislipidemia. É importante reforçar em cada consulta sobre a necessidade em praticar atividade física e/ou exercício físico.

Palavras Chave

Sedentarismo
Atenção Primária
Ação de saúde

Área

ÁREA CLÍNICA

Instituições

Fundação Técnica Educacional Souza Marques - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Natália Depes Amboss, João Victor Batalha Alcântara, Marina Conrado Riedel Marins, Caroline Campos Garcia, Mariana Antunes Grizzi, Fábio Akio Nishijuka