XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

CONSUMO DE SODIO E NIVEIS SERICOS DE ACIDO URICO COMO PREDITORES DE HIPERTENSAO INCIDENTE NA ATENÇAO PRIMARIA.

Introdução

Alto consumo de sal é parece ser um dos mais importantes preditores de hipertensão incidente (HI). A maior parte dos estudos aponta o papel do alto consume de sal no desenvolvimento de hipertensão, mas ainda há controversa. Otsuka et al, por exemplo, não observou relação entre consumo de sal e HI.
Estudos anteriores confirmaram uma importante associação entre ácido úrico e hipertensão e uma metanálise recente mostrou que hiperuricemia pode aumentar o risco de HI.

Objetivo

Investigar a relação entre ácido úrico e consumo de sódio e HI em pacientes da atenção primária.

Método

Os pacientes foram recrutados a partir de unidades básicas de sáude em Niteroi. Critérios de inclusão foram idade ≥ 20 anos e assinatura do termo de consentimento. Critérios de exclusão foram gravidez, uso de imunossupressores, e imunodeficiências.
O presente estudo representa uma coorte retrospectiva do estudo CAMELIA, envolvendo 1098 indivíduos divididos em 4 grupos com base na presença de hipertensão e diabetes. Apenas o grupo sem hipertensão e diabetes foi analisado.
As definições de hipertensão, pressão arterial (PA) elevada e PA normal, foram feitas a partir da VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Ácido Úrico elevado foi definido como valor ≥ 6.8 mg/dl para homens e ≥ 5.4 mg/dl para mulheres. Alto consumo de sal foi definido como ≥ 6 g/dia.
Teste t de Student e qui-quadrado foram usados para comparar, respectivamente, variáveis contínuas e categóricas.

Resultados e Conclusões

Os 248 que preencheram os critérios de inclusão, foram divididos em dois grupos: 161 no grupo de PA normal e 97 no grupo de PA elevada. Após acompanhamento médio de 44 meses, hipertensão ocorreu em 42(16,3%), com maior proporção no grupo de PA elevada. A distribuição foi similar em homens e mulheres. Alto consumo de sal foi o único preditor para HI no grupo de PA normal. Em contraste, hiperuricemia e tabagismo foram os fatores preditores de HI no grupo de PA elevada.
O reconhecimento de preditores de HI é importante para realização de estratégias para reduzir a PA e consequentemente a mortalidade cardiovascular. No presente estudo, tabagismo, PA elevada, hiperuricemia e alto consumo de sal foram os mais importantes preditores de HI.

Palavras Chave

Hipertensão Incidente; Ácido Úrico; Consumo de sódio; Atenção Primária

Área

ÁREA CLÍNICA

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Daniéster Braga BRAGA BRAGA, BRENO MACÊDO DE ALMEIDA MACÊDO ALMEIDA, Maria Luiza Garcia Rosa, Ronaldo Altenburg Gismondi, Jocemir Ronaldo Lugon