XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

JOGO EDUCATIVO NA PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE REGISTRO DA PRESSÃO ARTERIAL EM UNIDADE DE EMERGÊNCIA

Introdução

Introdução: Os jogos educativos são ferramentas de aprendizagem efetivas que utilizam o ambiente lúdico para promover e construir o conhecimento em saúde.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi analisar e comparar o conhecimento teórico dos profissionais de enfermagem antes e após a implementação de um jogo educativo sobre registro da pressão arterial em serviço hospitalar de emergência.

Método

Estudo com delineamento quase experimental, que avaliou o conhecimento de 101 profissionais de enfermagem pertencentes à Unidade de Pronto Atendimento de um hospital particular localizado no município de São Paulo. A estratégia utilizada foi um jogo de tabuleiro composto por cinco eixos temáticos: fisiopatologia e conceitos da pressão arterial, aparelhos de pressão arterial, manguitos de pressão arterial, procedimento de medida da pressão arterial e registro da pressão arterial. O instrumento de coleta de dados intitulado “Questionário de Conhecimento Teórico sobre Registro da Pressão Arterial em Serviço Hospitalar de Emergência” foi composto de 23 itens e aplicado antes e após a participação do profissional no jogo educativo. Esta pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein e aprovado sob o protocolo 1.105.180/2015. Os dados foram armazenados em banco de dados, processados no programa SPSS versão 20.0 e conduzidas às análises com o programa computacional R 3.2.2. Análises descritivas foram realizadas para todas as variáveis e os testes de Wilcoxon e Mann-Whitney foram utilizados para comparações.

Resultados e Conclusões

A idade média dos profissionais de enfermagem foi de 34,65 (DP= 7,62), com predomínio do sexo feminino (74,3%), em nível técnico de enfermagem (57,4%), com tempo de formação de quatro anos ou mais (74,2%), e admissão na instituição há mais de quatro anos (51,5%); 80 profissionais (79,2%) atingiram uma nota final maior após a implementação do jogo educativo, enquanto 17 (16,8%) mantiveram a mesma nota e quatro (4,0%) tiveram uma redução. A mediana de pontos certos no período pré-intervenção foi de 19 acertos, passando para 22 no período pós-intervenção (valor p<0,001). A implementação de um jogo educativo em modo de tabuleiro mostrou ser um método satisfatório para promoção do conhecimento de profissionais de enfermagem sobre registro da pressão arterial em serviço hospitalar de emergência.

Palavras Chave

Registros de enfermagem; Determinação da pressão arterial; Educação em saúde; Educação continuada em enfermagem; Jogos e brinquedos; Materiais de ensino.

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ENFERMAGEM

Instituições

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Carolina Queiroz Godoy Daniel, Eugenia Velludo Veiga