XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

FATORES DE RISCO COMPORTAMENTAIS E CARDIOVASCULARES TRES MESES APOS O TERMINO DE UM PROGRAMA DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM HIPERTENSOS

Introdução

O Programa Vida Ativa Melhorando a Saúde (VAMOS) é um programa de mudança de comportamento que objetiva motivar as pessoas a adotarem um estilo de vida saudável em relação à atividade física e à alimentação. Estudos prévios mostraram que este programa é eficaz na melhoria da alimentação e na redução da pressão arterial braquial e central em hipertensos, mas não se sabe se tais efeitos se mantêm em longo prazo.

Objetivo

Verificar se as alterações proporcionadas pelo VAMOS em variáveis comportamentais e de risco cardiovascular se mantêm 12 semanas após o término do programa.

Método

Um ensaio clínico aleatório contou, inicialmente, com a participação de 90 adultos hipertensos, aleatoriamente divididos em grupo mudança de comportamento (GMC), submetido ao programa VAMOS durante 12 semanas (1 encontro de 90 minutos por semana), e grupo controle (GC). Para o presente estudo, após 12 semanas do término do programa (follow up), os que completaram as 12 semanas iniciais do estudo foram reavaliados (GMC: n = 24; 57,7 ± 8,9 anos. GC n = 27; 57,7 ± 8,3). A atividade física foi mensurada por meio de acelerômetro (ActiGraph, GT3X e GT3X+) durante 7 dias consecutivos. Os hábitos alimentares foram avaliados a partir do questionário de frequência alimentar, sendo calculado um escore geral de alimentação saudável. A pressão arterial braquial foi mensurada por meio de um aparelho automático (Omron, HEM 742-E). Para a aferição da rigidez arterial e parâmetros de onda refletida foi utilizada a técnica de tonometria de aplanação arterial (SphygmoCor – AtcorMedical).

Resultados e Conclusões

Com exceção da atividade física moderada/ vigorosa que aumentou em ambos os grupos (GMC = +5,1 ± 19,8; GC = +6,8 ± 16,4; P = 0,03), não houve diferença intra ou intergrupo para as outras variáveis comportamentais e de risco cardiovascular, comparando-se o momento pós-intervenção e o follow up. Considerando que os estudos prévios mostraram aumento no escore geral de alimentação saudável e reduções na pressão arterial braquial e central apenas no GMC e que, neste estudo, nenhum efeito isolado ou interação grupo vs. tempo foi identificado para estas variáveis, sugere-se que o VAMOS é eficaz na manutenção dos benefícios alcançados nos parâmetros comportamentais e cardiovasculares em adultos hipertensos.

Palavras Chave

hipertensão, mudança de comportamento, atividade física, saúde cardiovascular, manutenção

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ED. FÍSICA

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil, Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

PAULO RICARDO MEDEIROS, TÂNIA ROSANE BERTOLDO BENEDETTI, RAPHAEL MENDES RITTI-DIAS, ALINE MENDES GERAGE