XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

A INFLUENCIA DA LARGURA DO MANGUITO NA MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL DE GESTANTES NORMOTENSAS PELOS MÉTODOS AUSCULTATÓRIO E OSCILOMÉTRICO

Introdução

A hipertensão arterial (HA) é a principal causa de morte materna na América Latina. A medida correta da pressão arterial (PA) é essencial para a detecção precoce da HA na gestação(1).Considerando que o uso de manguitos inadequados à circunferência braquial (CB) pode contribuir para diagnósticos e tratamentos incorretos da HA na gestação, assim como complicações maternas e fetais, faz-se necessário a realização de novos estudos neste âmbito(2,3).

Objetivo

Comparar valores de PA obtidos pelos métodos auscultatório e oscilométrico na gestação, em função da largura do manguito.

Método

Trata-se de um estudo transversal. A amostra foi composta por 108 gestantes de baixo risco com idade ≥ 18 anos, atendidas em Unidades Básicas de Saúde no interior do estado de São Paulo. As medidas da PA foram realizadas utilizando um aparelho aneroide calibrado (padrão-ouro) e um dispositivo oscilométrico validado para gestantes (Microlife 3BTO-A). A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva e inferencial, utilizando o Statistical Package for the Social Sciences® versão 20.0.

Resultados e Conclusões

O manguito de 12 cm foi o mais utilizado na amostra estudada (32,4%). Os manguitos menores e maiores foram utilizados respectivamente em 46,3% e 21,3% das gestantes. A comparação dos valores de PA obtidos pelos dois métodos em função das larguras de manguito utilizados e daquelas que seriam adequadas à CB, mostrou a subestimação da PA pelos métodos oscilométrico e auscultatório com o manguito de largura padrão (MLP). A pressão arterial sistólica foi subestimada pelo método oscilométrico e pelo método auscultatório com MLP em aproximadamente 9 e 8 mmHg, respectivamente. Já a pressão arterial diastólica foi subestimada pelos mesmos métodos aproximadamente 5 e 9 mmHg, respectivamente. O uso do manguito de 13 cm para CB de 22 a 42 cm, conforme orientação do manual de instruções do aparelho oscilométrico, subestimou a PAS e PAD em gestantes que necessitariam de manguitos menores. O uso do manguito de 13 cm para CB de 22 a 42 cm, conforme orientação do manual de instruções do aparelho oscilométrico, subestimou a PAS e PAD em gestantes que necessitariam de manguitos menores. A verificação da CB e o uso de manguitos adequados nos métodos auscultatório e oscilométrico são indispensáveis para obter valores confiáveis da PA em gestantes.

Palavras Chave

Hipertensão; Gravidez; Pressão Arterial; Hipertensão Induzida Pela Gravidez; Monitores de Pressão Arterial; Determinação da Pressão Arterial.

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ENFERMAGEM

Instituições

Universidade Estadual de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

ESTEFANIE SIQUEIRA VIGATO, José Luiz Tatagiba Lamas