XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

A Hipertensão Resistente está associada com maior retenção hídrica? Uma análise preliminar com o uso da bioimpedância.

Introdução

A hipertensão resistente (HR) é uma condição clínica definida por níveis de pressão arterial (PA) acima da meta recomendada (≥140 e/ou ≥90 mmHg) à despeito do uso regular de pelo menos três medicações em doses otimizadas, sendo uma delas um diurético. Também definimos a HR quando PA está controlada com o uso de 4 ou mais classes de anti-hipertensivos. Um dos possíveis mecanismos da HR é a hipervolemia, mas não está claro se a HR está associada com maior quantidade de água corporal em relação à hipertensos não resistentes (HNR).

Objetivo

Comparar medidas de água corporal obtidas por bioimpedância de pacientes com HR e HNR.

Método

Casos consecutivos de pacientes com HR e HNR foram triados no Ambulatório Terciário de Hipertensão Arterial do nosso serviço. A HR foi confirmada conforme a definição acima além do uso de questionário de adesão Morisky-Green de 8-itens. Para a análise da água corporal, os pacientes realizaram bioimpedância com o equipamento InBody S10® que utiliza tecnologia de multifrequência e tetrapolar com oito eletrodos para análise de água em diversos segmentos corporais. Todas as medidas foram feitas pela manhã, em jejum de pelo menos 8 horas, imediatamente após a micção.

Resultados e Conclusões

Resultados: Estudamos 41 pacientes (22 HNR e 19 HR) com idade média de 55±7 anos. Como esperado, pacientes com HR estavam usando mais classes de anti-hipertensivos do que aqueles com HNR (4±1 vs. 2±1; p<0,001), sendo que 100% dos HR estavam em uso de diuréticos em contraste com 50% nos HNR. Na análise de bioimpedância, não encontramos diferenças significativas em diversos parâmetros entre os grupos HR e HNR (respectivamente): água corporal total: 38,7±6,7 vs. 38,3±8,1 L, p=0,872; água intracelular: 24,0±4,2 vs. 23,9 ±5,0 L, p=0,949; água extracelular: 14,7±2,6 vs. 14,4±3,0 L, p=0,751; delta de água extracelular: 1,7±1,3 vs. 1,4±1,0 L, p=0,751.
Conclusão: Estes resultados preliminares sugerem que a HR não está associada com maior hipervolemia do que HNR em tratamento anti-hipertensivo. Este fato pode ser parcialmente explicado pela maior taxa de diuréticos nos pacientes com HR.

Palavras Chave

Hipertensão Resistente, Bioimpedância.

Área

ÁREA CLÍNICA

Instituições

Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Mayara Longui Cabrini, Giovanio Vieira da Silva, Silvana de Barros, Indira Fernandes Braga Azam, Luiz Aparecido Bortolotto, Andrea Pio-Abreu, Luciano Ferreira Drager