XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

SISTEMATIZAÇAO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM APLICADA A PACIENTE PEDIATRICA COM HIPERTENSAO ARTERIAL RELACIONADA A AORTITE TUBERCULOSA

Apresentação do Caso

A Aortite Tuberculosa (TA) é uma forma rara de tuberculose extrapulmonar causada pela extensão direta de Mycobacterium Tuberculosis, a partir de um foco adjacente de infecção ou por disseminação hematógena. O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico de Hipertensão associada a TA e traçar Diagnósticos de enfermagem e Intervenções implementadas pela equipe de enfermagem. Paciente A.S.S., 14 anos, feminino, 44 kg, 1,50 m, com histórico prévio de internação por tuberculose pulmonar, interna dia 16/09/2017 na enfermaria de um hospital especializado em cardiologia, queixando-se de cefaleia e dor lombar, apresentando pressão arterial 160x100 mmHg. Recebe diagnóstico de coarctação da Aorta (Aortite por provável sequela de BK) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), com proposta terapêutica cirúrgica. Realizou cintilografia que não evidenciou processo inflamatório/ infeccioso em atividade e MAPA com valores anormais. Durante a internação vem apresentando crises hipertensivas, com uso regular de Losartana 100 mg/dia, Anlodipina 10 mg/dia e Hidroclorotiazida 25 mg/dia.

Discussão

A partir do exame físico e anamnese realizados na paciente, foram destacados os principais Diagnósticos de enfermagem: Ansiedade; Risco de perfusão tissular ineficaz; Risco de perfusão renal ineficaz; Risco de função cardiovascular prejudicada e Débito cardíaco diminuído. As intervenções de enfermagem implementadas foram: Acompanhamento de pressão arterial, administração de anti-hipertensivos prescritos, verificação de pulsos periféricos, avaliar presença de cefaleia e mensuração da dor, avaliar perfusão periférica e promover aquecimento de membros inferiores.

Comentários finais

A Sistematização da Assistência de Enfermagem é de suma importância para o cuidado em pacientes com TA, visto que eles apresentam diversas alterações, como sinais de baixa perfusão e HAS. A partir daí as condutas de enfermagem a serem traçadas serão adaptadas ao perfil desses pacientes, garantindo assim, uma assistência individualizada de excelência e prevenindo possíveis complicações.

Palavras Chave

Aortite. Tuberculose. Hipertensão. Cuidados de Enfermagem.

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ENFERMAGEM

Instituições

Instituto Nacional de Cardiologia (INC) - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BARBARA SILVESTRE DA SILVA PEREIRA SILVESTRE DA SILVA PEREIRA, GLAUCIANE REGO RODRIGUES DA SILVA REGO RODRIGUES DA SILVA, VERONICA FERREIRA DA COSTA PEREIRA FERREIRA DA COSTA PEREIRA