XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PEDIATRICO COM HIPERTENSAO SECUNDARIA A GLOMERULONEFRITE DIFUSA AGUDA

Apresentação do Caso

A Sociedade Brasileira de Nefrologia define glomerulonefrite pós-estreptocócica como uma glomerulonefrite difusa aguda (GNDA) que se desenvolve após uma infecção por Streptococcus. Paciente J.G.S.V., sexo masculino, solteiro, 9 anos de idade, dá entrada em Pronto Atendimento Pediátrico de um hospital federal do Rio de Janeiro, acompanhado da mãe. Ao exame físico: PA: 140/110 mmhg, 38 kg, edema cervical há 10 dias, mãe relata episódios de cefaleia em residência, oligúria e diagnóstico de escarlatina e caxumba, que foram tratados com antibióticos, porém sorologia para caxumba foi negativa. Feito exame de elementos e sedimentos anormais da urina (EAS): resultado com proteinúria, hematúria, microbiota intensa, piúria e urina turva. Prescrição médica: Clavulin, furosemida, dipirona SOS, captopril 12,5 mg via oral e captopril 25 mg sublingual. Conduta médica: internação e solicitação de vaga externa. Diagnóstico médico: GNDA

Discussão

O enfermeiro presta assistência a este paciente deve estar atento quanto aos cuidados de enfermagem específicos para o controle do quadro clínico deste paciente. São eles: Realizar balanço hídrico, para controle de retenção de líquidos característicos da GNDA, observar cor da urina diariamente, verificar Pressão arterial em intervalos de 2 em 2 horas a fim de manter a mesma controlada, comunicar ao serviço de nutrição sobre a dieta hipossódica, avaliar edemas, administrar diuréticos e anti-hipertensivos de acordo com a prescrição médica.

Comentários finais

É de extrema importância a avaliação e boa implementação dos cuidados de enfermagem a este paciente, que deve ser minuciosamente acompanhado e avaliado para sua estabilização clínica. A GNDA em geral possui boa evolução e não evolui para insuficiência renal em 90% dos casos.

Palavras Chave

Glomerulonefrite. Hipertensão. Cuidados de Enfermagem.

Área

ÁREA MULTIDISCIPLINAR - ENFERMAGEM

Instituições

Hospital Federal do Andaraí - Rio de Janeiro - Brasil, Instituto Nacional de Cardiologia - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Glauciane Rego Rodrigues da Silva, Bárbara Silvestre da Silva Pereira