XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

HIPERTENSAO ARTERIAL: BUSCA-ATIVA REALIZADA POR ACADÊMICOS DE MEDICINA INSERIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE AÇÕES EM SAÚDE

Introdução

Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica não transmissível que acomete grande parte da população brasileira e mundial. São considerados hipertensos indivíduos que tem pressão arterial sistólica acima de 140 mmhg e diastólica acima de 90 mmhg. A HAS causa grande morbi-mortalidade entre os seus portadores. Por este motivo, o diagnóstico e tratamento dessa patologia é de suma importância.

Objetivo

Objetivo: Caracterizar os indivíduos que participaram de cinco ações em saúde sobre HAS realizadas por acadêmicos de medicina de uma faculdade no interior de São Paulo inseridos na atenção básica do município.

Método

Método: Estudo quantitativo, descritivo, exploratório, retrospectivo. Na coleta de dados foram realizadas cinco ações de prevenção de HAS, onde os acadêmicos realizavam orientações sobre a patologia e verificavam a pressão arterial dos interessados. as ações foram realizadas nos distritos de saúde I e IIA do município de São José do Rio Preto - SP, tendo como locais as salas de espera das unidades de saúde, supermercados e postos de gasolina das áreas de abrangência.

Resultados e Conclusões

Resultados: Foram abordados 411 indivíduos, destes, 54% (n=223) eram homens e 46% (n=188) eram mulheres, 52% (n=214) eram idosos (idade a cima de 60 anos), 64% (n=262) estavam normotensos e 36% (n=149) estavam hipertensos (pressão arterial acima de 140/90 mmhg) no momento da aferição, no entanto, entre os normotensos haviam indivíduos com diagnóstico de has que desconheciam o diagnóstico de HAS. Entre os hipertensos, 60% (n=89) eram homens e 40% (n=60) eram mulheres. Conclusão: Pouco mais de um terço da população investigada apresentava-se hipertensa no momento da ação. Esse fato pode ser justificado pela maioria dos indivíduos serem idosos. Dentre eles, os homens se mostraram mais hipertensos. A caracterização desta população favorece a realização de ações mais direcionadas ao público em que a hipertensão arterial é mais prevalente. Pôde-se concluir que ações em saúde com enfoque na prevenção de hipertensão são importantes não apenas para orientar a população quanto a patologia e seus riscos, mas principalmente um alerta para um possível diagnóstico.

Palavras Chave

Hipertensão, Busca-ativa, Atenção Básica

Área

ÁREA CLÍNICA

Instituições

FACERES - São Paulo - Brasil

Autores

Fernanda Aparecida Novelli Sanfelice, Marcia Cristina Ayres Alves, Karina Rumi de Moura, Janaína Benatti de Almeida, Allini Mafra da Costa, Andiara Judith Arruda, Fernanda Luciana Calegari, Renata Prado Bereta Vilela