XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

RELAÇAO ENTRE HIPERTENSAO ARTERIAL E OBESIDADE EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DE ANAPOLIS-GO

Introdução

A obesidade é uma epidemia mundial, e atualmente o país tem sofrido uma transição nutricional, caracterizada por baixa desnutrição e aumento do sobrepeso, portanto cresceu o número de hipertensos. Em crianças e adolescentes o índice de obesidade tem se elevado consideravelmente em níveis alarmantes, consequentemente a incidência de doenças, antes considerada de adultos, também tem acometido jovens, cada vez mais cedo.

Objetivo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre hipertensão e obesidade em crianças de 7 a 10 anos de uma escola pública do município de Anápolis, Goiás.

Método

Para o estudo analisou-se 20 crianças. Essas foram avaliadas quanto à estatura, peso e pressão arterial. As medidas de estatura foram realizadas por fita métrica graduada. O peso corporal foi determinado através de uma balança digital. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi calculado por meio do quociente da massa corporal em kg pela estatura em m2, convertido em escores e ajustados para sexo e idade. Para a determinação da pressão arterial foi utilizado às recomendações estabelecidas nas Diretrizes para Medida de Pressão Arterial. Os níveis pressóricos foram avaliados por método auscultatório, utilizando um esfigmomanômetro previamente calibrado posicionado sobre a artéria braquial a 2 cm da fossa cubital. As aferições eram realizadas após repouso por 6 minutos. Realizou-se 3 aferições em 30 minutos. As crianças com Pressão Arterial Sistólica (PAS) e/ou Pressão Arterial Diastólica (PAD) igual ou superior ao percentil 95 para sexo, idade e altura foram classificadas como hipertensas, já as crianças com média de PAS e/ou PAD entre os percentis 90 e 95 foram classificadas como pré-hipertensas.

Resultados e Conclusões

Das 20 crianças, 13 eram meninas, onde 6 crianças apresentavam sobrepeso e 1 obesidade. Das crianças que apresentavam sobrepeso, 3 possuíam percentil entre 90 e 95, e 1 criança foi classificada como hipertensa e obesa. Este estudo possibilitou avaliar a relação entre a hipertensão e obesidade e destaca- se a importância de que crianças em idade escolar tenham sua pressão arterial aferida, uma vez que hipertensão não é uma condição rara na infância, e que sua detecção precoce pode prevenir a ocorrência de danos futuros. Crianças com sobrepeso ou obesidade por quaisquer dos critérios merecem atenção, uma vez que o excesso de peso constitui marcador de risco para a manifestação precoce da doença.

Palavras Chave

Transição Nutricional, Sobrepeso, Pressão Arterial.

Área

ÁREA BÁSICA

Instituições

Universidade Estadual de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

Naiane Ester Rezende Cruz Malagoli , Cristiane Alves da Fosenca do Espirito Santo, Carlos Filipe Camilo-Cotrim, Max Miller Bicudo dos Reis, Talita Da Cruz Silva