XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

PERFIL E A SATISFAÇAO DOS PACIENTES FRENTE AO PROGRAMA HIPERDIA EM UMA UNIDADE DE SAUDE DE ANAPOLIS, GOIAS

Introdução

Diabetes Melito (DM) é um distúrbio crônico que apresenta alta mortalidade, porém é possível preveni-la no nível primário de atenção à saúde. Para isso, o Ministério da Saúde criou o programa HiperDia que garante assistência médica e fornecimento dos medicamentos para DM e hipertensão gratuitamente para a população afetada.

Objetivo

O trabalho teve como objetivo avaliar o perfil e a satisfação dos pacientes com o serviço oferecido pelo programa HiperDia.

Método

Para isso, realizou-se um estudo transversal retrospectivo, com a utilização de questionários e entrevistas aos pacientes participantes do HiperDia em uma unidade de saúde da Cidade de Anápolis, Goiás.

Resultados e Conclusões

Foram entrevistados 200 diabéticos, sendo 95 homens e 105 mulheres, com idade entre 10-89 anos. 94% tinham mais de 40 anos e 65% apresentavam hipertensão. A média do IMC para as mulheres foi de 26,2Kg/m2, e para os homens de 26,06Kg/m2. 15% presentavam peso normal, 84% tinham sobrepeso e 1% obesidade de classe I. 75% tinham valores de glicemia em jejum superiores a 100mg/dL, valor alto para quem depende do controle da glicemia. 25% procuraram atendimento uma única vez, sendo cadastrados no HiperDia, recebendo a medicação todo mês, porém não foram reavaliados. A maioria vai às consultas de dois em dois meses, e metade só faz a dosagem de glicemia quando vão na unidade de saúde. Por essa razão, 62% dos entrevistados costumam ter crises de hipo/hiperglicemia. O tempo dedicado nas consultas é curto e insuficiente para sanar todas as dúvidas do paciente quanto a sua doença, o que diminui a adesão ao tratamento. Isso é devido ao pequeno número de profissionais disponíveis. Para controle da doença, 46% usam insulina, 31% usam hipoglicemiantes orais; 19% fazem uso dos dois e 4% não fazem uso de tratamento medicamentoso. 88% dos pacientes têm o acompanhamento médico e os medicamentos disponibilizados na unidade de saúde. 12% além dos medicamentos gratuitos, usam os medicamentos que compram. 71% consideraram a assistência que recebem como “boa”. Como possíveis melhorias foram citadas: aumento do número de médicos e da qualidade das consultas; aumento no número de medicamentos disponíveis; disponibilidade de exames no programa e redução das filas de espera para tratamento. Os altos valores de IMC, glicemia e pressão arterial mostrados na pesquisa revelaram que mais atenção deve ser dada aos pacientes cadastrados no HiperDia.

Palavras Chave

Diabetes Mellitus, Doença crônica, Assistência médica, Hipertensão.

Área

ÁREA BÁSICA

Instituições

Universidade Estadual de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

Cristiane Alves da Fonseca do Espírito Santo, Flávio Monteiro Ayres, Carlos Filipe Filipe Camilo-Cotrim, Max Miller Bicudo dos Reis, Naiane Ester Rezende Cruz Malagoli