XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇAO DE PARAMETROS HEMODINAMICOS CENTRAIS EM PACIENTES HIPERTENSOS: MOBIL O GRAPH VS. SPHYGMOCOR

Introdução

Hipertensão arterial sistêmica é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de lesões em órgãos-alvo, que culminam em doenças cardiovasculares. Parâmetros hemodinâmicos centrais [pressão arterial sistólica central (PASc), pressão arterial diastólica central (PADc), velocidade da onda de pulso (VOP), augmentation index (AI)] fornecem dados mais fidedignos da condição atual e do prognóstico dos pacientes, comparados com a tradicional medição da pressão periférica. Podemos obter tais parâmetros por meio de equipamentos como o Mobil O Graph® e o SphygmoCor®.

Objetivo

Comparar os equipamentos Mobil O Graph® e Sphygmocor® quanto a parâmetros hemodinâmicos centrais em indivíduos hipertensos controlados e resistentes.

Método

Foram avaliados 28 hipertensos controlados (HTC) e 25 resistentes (HTR), sendo todos submetidos a exames utilizando-se os equipamentos Mobil O Graph® e Sphygmocor® para medição dos índices PASc, PADc, VOP e AI. Utilizando-se o teste de Bland-Altman, calculou-se os respectivos limites de concordância, intervalos de confiança e coeficiente de variação entre os métodos nos grupos HTC e HTR.

Resultados e Conclusões

A média em anos e desvio padrão da idade dos participantes foi 64,10±10,34 e 64,56±2,84 (p=NS) para HTC e HTR, respectivamente. Não houve diferença significante de índice de massa corpórea entre os grupos. Os quatro índices hemodinâmicos centrais analisados para comparação entre os dois métodos mostrou substancial (entre 60 e 80%) e excelente (maior que 80%) concordância. Para HTC, PASc apresentou coeficiente de variação de 9,8%; PADc, 8,69%; VOP, 15,13% e AI, 27%. Para HTR, PASc apresentou coeficiente de variação de 15%; PADc, 12,18%; VOP, 23,11% e AI, 39,53%. Diante do exposto, houve siginificante concordância de avaliação de resultados para PASc, PADc, VOP e AI com os equipamentos Mobil O Graph® e SphygmoCor® nos grupos HTC e HTR, sendo que tal concordância foi excelente para os índices PASc e PADc em ambos os grupos.

Palavras Chave

Hipertensão; Hemodinâmica Central; Métodos de Análise.

Área

ÁREA CLÍNICA

Instituições

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - Famerp - São Paulo - Brasil

Autores

João Marcos de Menezes Zanatta, Fábio dos Santos Ricardi, Juan Carlos Yugar-Toledo, José Fernando Vilela Martin