XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA PREVALENCIA DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO E DOENÇAS CARDIOVASCULARES RELACIONADOS A ATEROSCLEROSE NO CEAE JEQUITINHONHA

Introdução

As doenças secundárias à aterosclerose (infarto e AVE) são as principais causas de morbimortalidade em adultos no mundo sendo que, no Brasil, o MS estima 32% de todos os óbitos. O controle dos fatores de risco envolvidos torna-se imprescindível para redução das taxas de incidência.

Objetivo

Avaliar a prevalência dos FR e DCV dos usuários , identificar os FR modificáveis, abordar estratégias de controle desses, incentivar mudanças no estilo de vida, conscientizar os pacientes sobre a importância da adesão ao tratamento.

Método

Estudo de delineamento transversal, realizado no ambulatório de Cardiologia no período de junho/2016 a junho/2017,utilizando questionário específico identificando os fatores de risco e doenças provenientes da aterosclerose,sendo considerados: a hipertensão arterial (definida na VII Diretriz de HAS da SBC), doença coronariana (ICO) definida pela presença de angina, isquemia silenciosa ou infarto prévio, doença cerebrovascular (DCV) definida pela presença de doença carotídea, AIT e AVE,ICC definida pelos critérios clínicos de Framingham e doença arterial obstrutiva periférica(DAOP) definida pelo comprometimento aterosclerótico das artérias dos MMII.Com relação aos FR, foram questionados os principais modificáveis relacionados para o desenvolvimento da aterosclerose:HAS,dislipidemia,obesidade,tabagismo,diabetes,sedentarismo.

Resultados e Conclusões

Resultados:
Foram avaliados 1147 pacientes, todos adultos,com idade média de 56 anos, predominando o sexo feminino (59,55%). A prevalência de patologias citadas foram: HAS 89,71%, ICO 11,51%, ICC 1,05%, DCV 8,72%, DAOP 1,57%.
Além da HAS já citada, observou-se dislipidemia em 46,90%, obesidade em 16,56%,diabetes em 56,76%,tabagismo em 15,52%,sedentarismo em 64,75%.
A coexistência de 02 FR ocorreram em 36,27%,03FR ou mais em 40,89% dos pacientes .

Conclusões:
Neste estudo, a HAS representou a doença mais prevalente relacionada à aterosclerose e juntamente com diabetes constituíram os principais fatores de risco.
As taxas de prevalência dos dados obtidos foram congruentes com a literatura vigente sendo que o sexo feminino apresentou maior prevalência em todos os grupos.
A equipe multidisciplinar vem trabalhando os fatores de risco através do lúdico(palestras, peças teatrais, paródias musicais) como estratégia de mudança de paradigma.

Palavras Chave

Fatores de risco,doenças cardiovasculares,aterosclerose

Área

ÁREA CLÍNICA

Instituições

Centro Estadual de Atenção Especializada Jequitinhonha - Minas Gerais - Brasil

Autores

Cristiane Assis Motta, Marco Polo Assis da Motta, Júlia Assis da Motta, Daiane Santos Figueiredo, Teresa Raquel Pereira Cunha, Flora Sol da Costa Magno, Ariel Chaves Pereira dos Reis, Clara Aparecida Faria, Luan Rodrigues dos Santos, Mariana Lemos Pereira Alves, Ane Emanuele Dutra de Almeida, Lucas Bernardes da Silveira Barbosa, Mariana Xavier Souza, Morgana Pinto Motta Roque