XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

PARAMETROS HEMODINAMICOS CENTRAIS ESTAO ALTERADOS EM HIPERTENSOS RESISTENTES

Introdução

Hipertensão arterial sistêmica é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de lesões em órgãos-alvo, que culminam em doenças cardiovasculares. A ingestão de sódio está vinculada à elevação da pressão arterial (PA) devido ao aumento do débito cardíaco e da rigidez arterial, e pode ser estimada pelos valores da excreção de sódio em urina de 24 h (Na+U). Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial pode ser utilizada para medidas hemodinâmicas periférica e central [parâmetros de rigidez arterial - PA central, velocidade da onda de pulso (VOP) e augmentation index].

Objetivo

Correlacionar PA, parâmetros de rigidez arterial e Na+U em indivíduos hipertensos controlados e resistentes.

Método

Foram avaliados 28 hipertensos controlados (HTC) e 25 resistentes (HTR). Todos foram submetidos à medida da PA em consultório, dosagem Na+U, MAPA 24 h e parâmetros de rigidez arterial, utilizando-se do equipamento Mobil O Graph®. Foi realizado teste t não pareado com significância p < 0,05.

Resultados e Conclusões

A média em anos e desvio padrão da idade foi 64,107±10,3435 e 64,560±2,8390 (p=NS) para HTC e HTR, respectivamente. Não houve diferença significante de índice de massa corpórea entre os grupos (p=NS). PA sistólica e diastólica periférica de consultório, da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial 24 h, PA sistólica e diastólica central foram significantemente maiores em HTR comparados a HTC. VOP foi maior no grupo HTR, embora sem significância estatística. Não houve diferença entre os grupos em relação ao Na+U, apesar do Na+U ser maior no HTC. Também não houve correlação entre Na+U e variáveis hemodinâmicas. Sendo assim, PA periférica e central são maiores em HTR do que em HTC. Hipertensos resistentes apresentam maior rigidez arterial do que hipertensos controlados. Hipertensos resistentes tendem a ingerir menor quantidade de sal. Idade se correlaciona com a elevação da PA central e da VOP.

Palavras Chave

Hipertensão; Hipertensão resistente; Sódio; Rigidez arterial.

Área

ÁREA CLÍNICA

Instituições

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil

Autores

João Marcos de Menezes Zanatta, Fábio dos Santos Ricardi, Juan Carlos Yugar-Toledo, José Fernando Vilela-Martin