Turismo


 

TURISMO EM CURITIBA 

É hora de aproveitar tudo o que a capital paranaense tem a oferecer para os turistas. Em Curitiba, o que há de mais encantador é poder curti-la como um morador. Nos mesmos lugares por onde circulam os turistas, passeiam também os curitibanos. É lugar para quem gosta de viver um destino como se fosse a própria casa. Apegue-se aos pequenos hábitos locais em companhia dos piás e gurias que tanto amam essa cidade.

Opera-de-arame


Jardim-botanico-de-curitiba

Sentir-se em casa em Curitiba não é difícil. A cidade é convidativa a passeios, é fácil de se locomover e rapidamente você já terá adquirido um pouco do charmoso sotaque local. Para começar a entender a cidade, que tal uma volta na mais famosa atração curitibana? A Linha Turismo é um ônibus panorâmico que percorre praticamente todos os pontos turísticos da cidade. Prática e eficiente, ela é um ótimo ponto de partida. Depois de uma voltinha, você estará apto a encarar a capital paranaense com mais desenvoltura. Compensa também fazer outros passeios em Curitiba, agora acompanhado de guias locais. E não há melhores guias do que os próprios moradores. Vale fazer o Free Walking Tour pelo Centro Histórico, os vários circuitos de bicicleta com a Kuritbike e até experimentar os inusitados Curitidrinks, Curitidoce, Tour Comida de Boteco e Tour Cervejeiro. É uma ótima oportunidade para conhecer não só Curitiba, mas também muita gente interessante que pode até se tornar companhia para o resto da viagem. Veja mais sobre os pontos turísticos de Curitiba

Para entrar um pouco mais no clima da capital parananese, nada como ir a um dos mais de 30 parques e bosques locais. Sim! Curitiba não nega a fama de cidade verde e oferece belas opções para um passeio ao ar livre. Como não ficar encantado com a cúpula de vidro do Jardim Botânico ou abrir um sorriso ao ver as carismáticas capivaras no Parque Barigui? Curitiba tem parque para quem gosta de correr, fazer piqueniques, ver o pôr do sol e, claro, parques para simplesmente flanar. Vale também ir aos espaços que unem belas áreas verdes a homenagens aos imigrantes que ajudaram a construir a cidade, como o Bosque Papa João Paulo II, o Bosque Alemão e o Parque Tingui, que lembra os índios Tinguis e os imigrantes ucranianos. Esses não são os únicos. Veja mais sobre os parques e bosques de Curitiba e não deixe de passar um entardecer no Parque Tanguá, onde o pôr do sol é sempre espetacular.  

Bosque-alemao

O processo de construção da identidade paranaense inclui não só o grande mix de imigrantes, mas também os tempos coloniais, que podem ser revistos no Centro Histórico de Curitiba, especialmente ao redor do Largo da Ordem, onde nasceu a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O local é repleto de construções de época e é um bom ponto de partida para saber mais sobre Curitiba.

Centro-historico-de-curitiba

Os museus também ajudam na tarefa de entender a capital, especialmente o Museu Paranaense, que oferece acervo dedicado ao desenvolvimento do estado do Paraná e surpreende pela qualidade das instalações. Se você gosta espaços culturais, não deixe de ir ao Museu Oscar Niemeyer - MON, onde está a melhor coleção de arte da cidade; à Opera de Arame e à Pedreira Leminski, onde shows são aliados ao incrível visual em meio à natureza; aos espetáculos no Teatro Guaíra, localizado no Centro Histórico e no Teatro Paiol, que funciona em um lindo prédio circular, construído em 1874 para servir de arsenal de pólvoras e munição. Se sobrar um tempinho no roteiro, visite espaços menos comuns, como o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o Museu do Holocausto e o Museu Ferroviário.

Museu-oscar-niemeyer-mon

Um pouco da história da cidade também é contada em um belo passeio de trem até a cidade de Morretes. O passeio está entre os prediletos dos visitantes e oferece uma viagem espetacular pela Serra do Mar. Serão três horas de puro deleite em meio ao exuberante verde. Ao final, você ainda poderá saborear um delicioso barreado na cidade de Morretes. Ao retornar para Curitiba, escolha entre a encantadora Estrada da Graciosas ou o trem ao pôr do sol. De todo modo, o passeio será maravilhoso! Vale até experimentar os vagões de luxo que oferecem uma experiência única no Brasil. 

Passeio-de-trem

Entre um passeio e outro, aproveite para fazer algumas comprinhas na cidade. Os curitibanos adoram um shopping, especialmente diante de previsões do tempo tão instáveis. A cidade oferece espaços comerciais com boa variedade de marcas, tanto nacionais quanto internacionais. Quem prefere compras mais autênticas poderá procurar pela Feira do Largo da Ordem, todos os domingos, onde objetos antigos encantam os visitantes. Os que gostam de comércio de rua ficarão felizes em um passeio pela Rua das Flores, mas quem não abre mão de um mercado recheado de delícias poderá fazer uma visita ao Mercado Municipal.

Impossível sair de Curitiba sem experimentar algumas delícias locais. Se deixe levar pelas saborosas receitas de pão com bolinho, pela fartura dos rodízios de comida italiana, como no gigantesco Madalosso, pelos cafés especiais e pela tradição do barreado e do pinhão. À mesa, Curitiba se mostra ainda melhor. É uma cidade repleta de bons sabores, onde a tradição formada por tantos imigrantes é bastante presente. Não faltarão opções para se deliciar na cidade. Veja mais sobre restaurantes em Curitiba.

noite Curitibana não termina no jantar, muito pelo contrário. Curitiba é repleta de bares, cervejas artesanais de qualidade e boa música. É lugar de gente jovem e animada, por mais que o clima frio tente atrapalhar. Você poderá até não ver tanta gente na rua, mas bastará olhar para dentro das janelas em bairros como Batel e São Francisco para ter certeza de que a vida curitibana pulsa também na madrugada. 

FONTE: https://spguia.melhoresdestinos.com.br/