XVII Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

CONJUNTIVITE NEONATAL POR ADENOVIRUS: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A conjuntivite neonatal é aquela que ocorre durante os primeiros 28 dias de vida. A maioria das conjuntivites neonatais tem a etiologia bacteriana, se destacando a Chlamydia trachomatis e a Neisseria gonorrhoeae. Em neonatos, a conjuntivite causada por adenovírus é pouco comum e há registros de surtos de conjuntivite por adenovírus em UTIs neonatais, principalmente relacionado a falta de cuidados durante exames para retinopatia da prematuridade.

Objetivos

Apresentar um caso pouco comum de conjuntivite neonatal por adenovírus.

Delineamento e Métodos

Relato de um caso.

Resultados

Resultados:
Masculino, 25 dias de vida, vem ao Pronto Atendimento da Oftalmologia apresentando conjuntivite purulenta bilateral associada a edema palpebral de início há 1 dia, precedida por sintomas gripais. Paciente nasceu a termo por parto cesáreo. Com 6 dias de vida, apresentou quadro de conjuntivite bilateral não purulenta sendo prescrito Ceftriaxona intramuscular e Azitromicina via oral por 3 dias em um serviço externo. Na ocasião, a cultura da secreção conjuntival foi positiva para Haemophilus influenzae e, após o tratamento, houve resolução completa do quadro. Paciente permaneceu assintomático até que os sintomas de conjuntivite reiniciaram de forma abrupta e mais grave.
Ao exame, apresentava em ambos os olhos: edema palpebral, hiperemia conjuntival, secreção purulenta e presença de pseudomembrana em conjuntiva palpebral superior e inferior. A coleta da secreção conjuntival detectou Adenovírus pelo método PCR, com demais culturas negativas. Realizada retirada de pseudomembrana bilateral em centro cirúrgico e iniciado colírio de Moxifloxacino e Dexametasona. Realizada reavaliação a cada 48 horas, o paciente apresentou melhora progressiva dos sintomas. No entanto, mãe e pai do paciente evoluíram com quadro similar, sendo também necessária a retirada de pseudomembranas e foram orientados sobre o tratamento.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões:/ Considerações Finais: A conjuntivite adenoviral pode ser difícil de diferenciar de outras causas de conjuntivite aguda. Dessa forma, é importante uma boa anamnese associada a exames como cultura e PCR para diagnostico diferencial principalmente com conjuntivite bacteriana, causa mais comum de conjuntivite em neonatos. Além disso, é importante a higiene rigorosa na suspeita de conjuntivite por adenovírus uma vez que apresentam altas taxas de contagio e podem causar surtos.

Palavras-chave

Área

POSTER

Autores

BRUNA DEPIERI MICHELS, ANA BARBARA URZEDO, Christie Michelle Graff, GERMANO BOFF