XVII Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO GRAU DE CONHECIMENTO EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS ACERCA DA RETINOPATIA DIABETICA EM GUARAPUAVA/PR

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS: No Brasil, o nível de informação da população diabética em relação ao desenvolvimento da retinopatia e da própria cegueira ainda é insatisfatório, havendo baixa cobertura em termos de prevenção e detecção da doença. Um estudo intitulado Diabetes Control and Complication Trial – DCCT, realizado nos Estados Unidos da América, com pacientes DM1, demonstrou uma redução de 50 a 70% nos riscos de desenvolvimento da retinopatia e outras complicações, como nefropatia e neuropatia, quando o paciente está bem informado e consegue controlar adequadamente a glicemia com esquema terapêutico insulínico intensivo.

Objetivos

OBJETIVOS: Avaliar o nível de conhecimento do paciente diabético atendido nas Unidades Básicas de Saúde do município de Guarapuava - PR, no programa Hiperdia, acerca das complicações derivadas do mau controle glicêmico, com enfoque principal à Retinopatia Diabética.

Delineamento e Métodos

DELINEAMENTO/ MÉTODOS: Estudo observacional, analítico e transversal que busca uma abordagem quantitativa e descritiva, em forma de levantamento e análise de dados a partir da aplicação de um questionário aos pacientes com diagnóstico de DM. O período de recrutamento e coleta de dados foi de um mês por meio de entrevista presencial, semiestruturada composta de perguntas abertas e fechadas.

Resultados

RESULTADOS: Foram recrutados 73 participantes, desse total foram excluídos 3 (4,1%), por se encaixarem nos critérios de exclusão. No final da pesquisa, 70 indivíduos puderam participar do estudo e análise estatística. Destacando-se os resultados, 43 (61,4%) participantes encontram-se acima do peso esperado, 20% dos entrevistados não souberam informar o tipo de diabetes que possuem, do total 43% relataram não conseguir controlar os níveis glicêmicos adequadamente. A respeito do conhecimento sobre complicações advindas do DM, 30 (42,86%) responderam que possuem conhecimento. No que tange à retinopatia diabética, 43 (61,42%) dos pacientes desconheciam a doença. No quesito já ter sido diagnosticado com alguma patologia oftalmológica 60 (85,71%) responderam que sim. Por fim, 64,29% não fazem as consultas anualmente.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÕES/ CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o nível de conhecimento a respeito da retinopatia diabética encontra-se deficitário. Percebe-se que a prevenção da RD e o cuidado oftalmológico deixam a desejar, deixando claro a importância da atenção primária na disseminação do conhecimento.

Palavras-chave

Retinopatia Diabética. Prevenção e Controle. Diabetes Mellitus. Conhecimento em Saúde. Atenção Primária.

Área

RETINA

Autores

MARIA EDUARDA MOCELIN CRIMINACIO, GIULIANA CHAVES RECCO, ELIANA DE FÁTIMA PIRES