XVII Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

PACIENTE DE 20 ANOS PORTADOR DE ANEMIA DE FANCONI COM ALTERAÇOES CORNEANAS.

Fundamentação/Introdução

Anemia de Fanconi é uma doença rara e hereditária que afeta gravemente a medula óssea. São inúmeras as manifestações clínicas e entre elas, pode ocorrer alterações corneanas. As mais comuns são opacidades corneanas, microftalmia, microcórnea, leucoma corneana. úlcera corneana e catarata congênita.

Objetivos

Relatar um caso de Anemia de Fanconi com alteração corneana.

Delineamento e Métodos

Relato de caso com dados obtidos através de análise retrospectiva de prontuário. Caso discutido com equipe médica associado a revisão literária.

Resultados

U.V.R.S.O, paciente sexo masculino, 20 anos, portador de AF, realizou transplante de medula óssea há 12 anos e FACO em ambos os olhos há 1 ano. Vem com queixa de embaçamento visual e desconforto ocular. Apresentou refração 20/400 e 20/200, biomicroscopia com hiperemia conjuntival 3+, neovasos invadindo córnea superior, córnea com puntatas difusas, lesão corneana corando com flúor. Como tratamento foi iniciado Vigadexa e lubrificante. Na próxima consulta, uma semana após, a lesão corneana evoluiu para úlcera superior, sendo assim iniciado Tacrolimus de 8/8 horas. Por conta de problemas sociais, paciente não aderiu ao tratamento e não iniciou com Tacrolimus, assim por conta do aumento da úlcera corneana foi indicado tratamento cirúrgico de recobrimento conjuntival para impedir que a úlcera evolui-se para uma perfuração corneana.

Conclusões/Considerações Finais

Em pacientes com anemia de Fanconi as alterações corneanas podem estar presentes e essas podem ter evoluções graves, caso não seja diagnosticada previamente e tratadas de maneira correta.

Palavras-chave

Alterações corneanas, Anemia de Fanconi.

Área

CÓRNEA

Autores

LAERCIO RAFAEL SILVA PALTANIN, DAVI LAZARINI MARQUES, RAMON JOAQUIN HALLAL JUNIOR, BRUNA DE SOUZA BRITO, VITÓRIA MARCELA BORDIN DA SILVA MAFRA