XVII Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE COMPARATIVA DA PRODUÇAO CIENTIFICA BRASILEIRA NA AREA OFTALMOLOGIA E OS DEMAIS PAISES DA AMERICA LATINA - UM ESTUDO RETROSPECTIVO.

Fundamentação/Introdução

A produção científica brasileira tem ganhado reconhecimento crescente em escala global.No entanto, ao analisar a produção científica dos países da América Latina, encontraram-se diferenças marcantes.

Objetivos

Realizar um comparativo analítico da produção científica brasileira para oftalmologia em escala mundial, com relação aos demais países da América Latina.

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo, realizado através de análise bibliométrica utilizando a base de dados da SCOPUS por meio das revistas presentes no Scimago Journal & Country Rank(SJR), abrangendo todas as áreas temáticas da categoria “Ophthalmology”, todos os países e todos os tipos de produção científica, desde suas respectivas criações até fevereiro de 2023. Os dados foram coletados através da opção "Country/Territory" presente em cada revista no site da SCOPUS, armazenados em um banco de dados específico e analisados com o Microsoft Excel.

Resultados

Foram 128 revistas analisadas com o tema de oftalmologia, totalizando 489.579 artigos.A participação do Brasil no total foi de 9.113 artigos, correspondendo a 1,86% do total.Dessas publicações, 47,06% foram divulgadas em apenas duas revistas brasileiras presentes na amostra, evidenciando a importância das revistas nacionais no incentivo à pesquisa.Para a análise comparativa foram escolhidos os 4 países latino-americanos com maior publicações,México(2.621 publicações),Argentina(1.048 publicações),Colômbia (663 publicações) e Chile(448 publicações).
Verificou-se as 10 revistas com maior Impacto Factor (IF), tendo como a revista de maior IF a "Progress in Retinal and Eye Research"(IF=19.704) e a de menor IF "British Journal Of Ophthalmology”(IF=4.638).Ao totalizar todas as publicações dessas, obtivemos um conjunto de 2.412 artigos científicos realizados pelos países presentes nesta pesquisa.O Brasil se destacou com um total de 1.618 publicações, o que representa aproximadamente 67,08% do total.O México apresentou 322 publicações(13,349 do total), enquanto a Argentina contribuiu com 264 publicações(10,95%).A Colômbia contou com 113 publicações(4,68%), seguida pelo Chile com 95 publicações(3,94%).

Conclusões/Considerações Finais

É evidente que o Brasil desempenha um papel proeminente no cenário científico da oftalmologia. No entanto, os outros países da América Latina, enfrentam desafios para alcançar o mesmo nível de reconhecimento científico.Quando comparados, nota-se que o Brasil apresenta uma expressiva participação em relação à produção científica, enquanto outros países apresentam uma produção relativamente menor.

Palavras-chave

Ciências oftalmologia produçao cientifica América Latina

Área

POSTER

Autores

PEDRO CARRION CARVALHO, DILLAN CUNHA AMARAL, Lucas Bresciani Padilha, CAROLINA MORENO PACE, Ricardo Nogueira Louzada