XVII Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

VARIAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS HOSPITALARES NO SUS DO CORPO VITREO, RETINA, CORÓIDE E ESCLERA EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL ANTES E DEPOIS DA PANDEMIA DE COVID-19.

Fundamentação/Introdução

A avaliação da frequência dos procedimentos hospitalares no SUS associados a doenças oculares é essencial para analisar as demandas relacionadas às doenças oftalmológicas, mostrando-se extremamente importante para o entendimento das tendências e mudanças no padrão de atendimento de saúde pública ocular ofertado pelo SUS.

Objetivos

Avaliar as alterações no padrão de atendimento à saúde pública ocular no Brasil antes e depois da pandemia de COVID-19, período de 2019 até 2022, em todas as regiões do Brasil.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal retrospectivo que utilizou dados de domínio público do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).

Resultados

No período estudado todas as regiões do Brasil apresentaram números distintos em relação aos procedimentos oftalmológicos hospitalares, diferença que foi acentuada pela pandemia de COVID-19 com ápice no ano de 2020. No entanto, apesar das diferenças, todas as regiões do Brasil apresentaram uma diminuição no número de procedimentos oftalmológicos no ano de 2020. A região com a redução mais expressiva foi o Centro-Oeste com 30,28% dos casos analisados e realização de apenas 2.126 procedimentos. A segunda região mais afetada foi o Nordeste com 28,15% de redução, seguida do Sul com menos 23,7% de procedimentos. Já as regiões Sudeste e Norte foram as menos afetadas pelo menor número de procedimentos, com diminuição de 16,66% e de 5,6% respectivamente.
Apesar da redução intensa no ano mais afetado pelo vírus da Covid, com o avanço da vacinação os números de procedimentos oftalmológicos aumentaram progressivamente nos anos de 2021 e 2022 em todas as cinco regiões. A região campeã na realização de procedimentos oftalmológicos após a pandemia foi o Norte, com aumento de 95,7% em relação ao ano de 2020. O Nordeste e Sudeste também se destacaram na retomada dos procedimentos oftalmológicos com aumentos de 57% e 56,35% respectivamente. O Centro-Oeste e o Sul apresentaram uma menor taxa na retomada de procedimentos, com 43,93% e 27,26% cada.

Conclusões/Considerações Finais

A pandemia em 2020 foi responsável por uma variação negativa nos procedimentos oftalmológicos em todo o Brasil, com uma redução nacional de 21,67% em relação ao ano de 2019 que antecede o período pandêmico. Com o avanço da vacinação houve um aumento de 51,01% nos procedimentos oftalmológicos nacionais no ano de 2022.

Palavras-chave

Epidemiologia; Sistema Único de Saúde; Procedimentos.

Área

POSTER

Autores

RENATA GARCEZ DA LUZ, EDUARDO MIGUEL PRATA MADUREIRA