XVII Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

A OCLUSAO DE VEIA CENTRAL DA RETINA BILATERAL COMO PRIMEIRA MANIFESTAÇAO DE MIELOMA MULTIPLO: RELATO DE CASO.

Fundamentação/Introdução

O mieloma múltiplo apresenta inúmeras manifestações sistêmicas e, embora mais raras, diversas são oftalmológicas. É importante o seu reconhecimento, sobretudo ao afetar a retina, dado os possíveis quadros de oclusão de veia por trombo.

Objetivos

Apresentar um caso de um paciente que obteve um diagnóstico de Mieloma Múltiplo após investigação de Oclusão de Veia central da Retina (OVCR) bilateral.

Delineamento e Métodos

Relato de caso: Paciente masculino, 51 anos, queixa de baixa acuidade visual em ambos os olhos (AO) há uma semana, nega outros sintomas. Sem patologias pregressas. Ao exame físico, uma acuidade com correção de 20/80 em olho direito e 20/30 em olho esquerdo, além de redução do reflexo pupilar direto e consensual bilateralmente. Bimicroscopia e tonometria normais em AO. Na fundoscopia foi observado vasos ingurgitados e tortuosos, com vasculite e extensa exsudação perivascular e vários pontos de hemorragias intrarretinianas. Na tomografia de coerência óptica houve uma redução da depressão foveal, com pseudocistos intrarretinianos e descolamento seroso. Aos exames complementares, hemoglobina de 10,3 g/dl, com hemácias em Rouleaux, além de leucopenia discreta. Na investigação Hematológica, foi realizado mielograma, que confirmou diagnóstico de mieloma múltiplo. Durante o tratamento, o paciente foi submetido a injeções de Anti-VEGF (3 Bevacizumabe e 6 Ranibizumabe em AO), evoluindo com acuidade visual 20/25 em AO após 2 anos de acompanhamento.

Resultados

O caso expõe a relação do mieloma múltiplo com a hiperviscosidade sanguínea. A patologia citada é caracterizada pela proliferação neoplásica de células produtoras de uma imunoglobulina monoclonal. Um aumento da concentração total de proteínas séricas e/ou a presença de uma proteína monoclonal podem desencadear a OVCR bilateral, e como consequência, uma perda visual associada com repercussões sociais onerosas. A investigação laboratorial com a presença de ROULEAUX, o empilhamento de hemácias, costuma ocorrer quando as proteínas plasmáticas estão aumentadas, alerta para a necessidade de investigação hematológica. Portanto, a multidisciplinaridade é de suma importância nesse contexto de doenças raras, para melhor qualidade de vida e amparo adequado diante o diagnóstico e tratamento.

Conclusões/Considerações Finais

Esse relato reforça a importância de uma investigação etiológica criteriosa em pacientes com oclusões vasculares, sobretudo em oclusões múltipla.

Palavras-chave

Mieloma Múltiplo; Oclusão de Veia Central da Retina; Hemorragia Intrarretiniana.

Área

EMERGÊNCIAS EM OFTALMOLOGIA

Autores

ADELIA CARVALHO, Fernanda Raquel Alves de Andrade , Tiago Azevedo Navarro Mesquita , Vicente Conrado Fontes Junior , Maria Isabel Dantas Bezerra lyra