XVII Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

VISMODEGIB NO TRATAMENTO DE CARCINOMA BASOCELULAR PALPEBRAL: RELATO DE CASO BEM SUCEDIDO.

Fundamentação/Introdução

O carcinoma basocelular (CBC) é a neoplasia mais comum da região periocular. Apresenta crescimento lento, raramente metastático.
A taxa de mortalidade do CBC periorbitário é de aproximadamente 3% e está relacionada à invasão local. A primeira escolha para o CBC é a excisão cirúrgica. CBCs superficiais podem ser tratados por modalidades não invasivas.
A maioria dos CBCs apresenta mutações na via sonic hedgehog, desempenhando alvo terapêutico. Vismodegib é o primeiro medicamento inibidor seletivo do hedgehog aprovado para tratamento em adultos.

Objetivos

Relatar caso de carcinoma basocelular periocular tratado com Vismodegib.

Delineamento e Métodos

Relato de caso com dados e imagens coletados de prontuário eletrônico.

Resultados

Feminina, 58 anos, encaminhada por lesão no canto medial adjacente ao olho direito (OD). Queixou-se da lesão há um ano, sendo submetida à biópsia incisional prévia com resultado de CBC. Após 6 meses, houve aumento da lesão. Ao exame, apresentava acuidade 20/50 bilateral. Ectoscopia: lesão cruenta de 3,0 x 4,0 cm em região nasal limítrofe, acometendo canto medial, pálpebras (até pontos lacrimais) e região de saco lacrimal (acometendo osso no local).
A tomografia computadorizada (TC) evidenciou lesão na região pré-septal da face medial da órbita direita, medindo 1,3 x 0,7 cm (extensão superior de 1,6 cm), sem infiltração intraorbitária.
A paciente negou nova abordagem cirúrgica, mesmo orientada da gravidade e prognóstico. Foi optado por tratamento clínico com Vismodegib, em conjunto com as equipes de dermatologia e oncologia.
Após quatro meses, apresentou melhora da lesão (foto 3 e 4). Em nova TC, houve redução dessa, medindo 0,8 x 0,6 cm (extensão superior de 1,0 cm).
Atualmente a paciente persiste em acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

A abordagem ao tratamento de carcinomas basocelulares avançados representa um desafio clínico-terapêutico. O uso de Vismodegib proporciona nova alternativa de excelente potencial curativo.
Estudos revelaram que a utilização de Vismodegib como terapia neoadjuvante trouxe benefícios significativos na redução da extensão tumoral. Os resultados confirmam as evidências de que esse é seguro e efetivo. A utilização como ponte para a cirurgia em casos desafiadores de CBC parece ser um avanço no tratamento.

Referência bibliográfica:
XAVIER, C. et al. Vismodegib for treatment of periocular basal cell carcinoma – 6-year experience from a tertiary cancer center. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 96, n. 6, p. 712–716, nov. 2021.

Palavras-chave

Biópsia; Carcinoma basocelular; Vismodegib.

Área

ONCOLOGIA OFTALMOLÓGICA

Autores

ANNELISE LIDICE FRANCISQUINI FERNANDES MARRA, Elisa Zanatta Piva, Débora Muriel Müller, Astor Grumann Junior