XVII Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO DE TACROLIMUS EM FORMA GRAVE DE CONJUNTIVITE ALÉRGICA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Conjuntivite alérgica é uma resposta inflamatória iniciada por reações de hipersensibilidade após a exposição a um alérgeno. A gravidade da reação alérgica está relacionada a fatores como a idade do paciente, intensidade da resposta inflamatória, fatores genéticos e geográficos.

Objetivos

Objetiva-se apresentar o caso de um paciente com acometimento ocular por conjuntivite alérgica e melhora após uso de imunomodulador.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, os dados foram coletados do prontuário médico e do exame clínico do paciente.

Resultados

C.J.N. 17 anos, masculino, atendido no Hospital de Olhos de Cascavel. Paciente com quadro de irritação ocular e prurido AO, com início há 6 anos, negou uso de colírios e lentes de contato, sem outras queixas. Refração 20/20 AO. À biomicroscopia, segmento anterior sem alterações, córnea transparente, flúor negativo, ausência de pontos de Horner-Trantas AO, porém com papilas gigantes em conjuntiva tarsal superior, pior em OE. Ao exame de fundoscopia, nervo óptico com escavação fisiológica, mácula e polo posterior preservados. Orientou-se a importância de realizar medidas gerais que evitem contato com os principais alérgenos que são o pó, pólen e os pêlos de animais. Optou-se iniciar tratamento com acetato de prednisolona 1%,Cloridrato De Olopatadina 0,1% e Tacrolimus 0,03% de 8/8 horas até o retorno em 60 dias. Ao retornar, paciente relatou melhora significativa dos sintomas, manteve mesma Acuidade Visual. Em exame de biomicroscopia, já evidenciado grande melhora do tamanho das papilas em conjuntiva tarsal, sendo que se encontravam em processo de convalescença. Mantido acompanhamento e uso dos colírios. As imagens demonstram papilas gigantes em conjuntiva tarsal superior OE, antes (elevadas) e após (aplanadas) 60 dias de tratamento.

Conclusões/Considerações Finais

Tacrolimus é um imunomodulador, assim como a ciclosporina, são opções aos corticóides no tratamento de formas graves da ceratoconjuntivite vernal, entre outras doenças inflamatórias da superfície ocular. Já que apresenta potente ação imunossupressora, impedindo a ativação de linfócitos T, ao inibir a formação de citocinas pró inflamatórias. Em ação conjunta com a olopatadina, traz excelentes resultados, como demonstrado no caso acima. Sabe-se que se falha do tratamento tópico, outras alternativas para o manejo específico das papilas gigantes, como injeção local subconjuntival de corticóide, laser de dióxido de carbono ou transplante de membrana amniótica.

Palavras-chave

Conjuntivite Alérgica; Irritação Ocular.

Área

POSTER

Autores

RENATA GARCEZ DA LUZ, DANIEL MAINAR MOMBELLI, RENATA YUMI VADA, BRUNA DE SOUZA BRITO, GUILHERME LEITE CAMARGO