XVII Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

DESCOLAMENTO DE RETINA POR SIFILIS OCULAR EM UM PACIENTE INFECTADO COM HIV - RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

As manifestações oculares da sífilis podem ter diversas apresentações, sendo a uveíte a mais comum. Pacientes infectados com o vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus) podem apresentar alterações no curso natural da infecção treponêmica e manifestações oculares atípicas, como panuveíte, vitreite, coroidite multifocal e em casos raros, descolamento de retina.

Objetivos

O objetivo deste estudo é relatar o caso de um paciente de 50 anos com diagnóstico de sífilis e infecção por HIV que apresentou uveíte e posteriormente descolamento total de retina em olho direito, que levou a um quadro de redução gradual de acuidade visual.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo observacional descritivo por meio da análise do prontuário, exames e registros fotográficos de um paciente com queixas oftalmológicas compatíveis com sífilis ocular que buscou atendimento médico em uma clínica especializada em oftalmologia na cidade de Cascavel – PR. Após a coleta dos dados, foi realizada uma análise e comparação com conteúdos disponíveis em artigos científicos e outros relatos para a elaboração deste relato de caso.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 50 anos de idade, busca atendimento em clínica especializada em oftalmologia após consulta com médico generalista. Suas principais queixas foram sensação de corpo estranho em olho direito (OD), dor e edema palpebral há cerca de sete dias e redução progressiva da acuidade visual em ambos os olhos, assim como o aparecimento de máculas eritematosas pelo corpo. Além do quadro de uveíte, paciente apresentava sorologias positivas para sífilis e foi encaminhado para acompanhamento conjunto com médico infectologista, que iniciou tratamento com benzilpenicilina benzatina e solicitou nova sorologia, que apresentou-se positiva para HIV.
Mesmo após início do tratamento com antibioticoterapia, paciente manteve quadro de dor e baixa acuidade visual em OD. Foi então aventada hipotese de descolamento de retina e solicitado ultrassonografia de OD a qual evidenciou retina tracionada e descolada em funil aberto, corroborando a suspeita.

Conclusões/Considerações Finais

O paciente apresentou descolamento de retina por decorrência de sífilis ocular, que é uma consequência rara e pouco abordada em literatura que pode gerar grande perda da acuidade visual.
Por apresentar sinais inespecíficos, a gravidade das complicações e a relativa simplicidade do diagnóstico, é aconselhável pesquisa sorológica para HIV em pacientes portadores de sífilis, assim como a análise de líquor devido à possibilidade de neurossífilis.

Palavras-chave

Descolamento de retina; Sífilis ocular; Uveíte; HIV

Área

RETINA

Autores

VITOR VERONA CENI, NORISVALDO CESAR BRESSANIM, ÁGHATA SILVESTRE FERRAZ