XVII Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

SINDROME OCULOGLANDULAR DE PARINAUD SECUNDARIA A BARTONELOSE: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Bartonelose ou doença da arranhadura do gato, possui como agente etiológico a bactéria gram negativa, Bartonella henselae. O sintoma inicial se deve a alteração dermatológica com o surgimento de uma pústula de inoculação, febre com progressão para linfoadenopatia regional, principalmente pré-auriculares, submandibular e até cervical. Os sintomas oftalmológicos estão presentes em torno de 10% dos infectados, frequentemente unilateral, pode haver várias apresentações, como perda da visão central indolor e aguda, neurorretinite, retinite focal ou multifocal, vitreite, coroidite, vasculite retiniana, além do quadro de conjuntivite folicular com lesões granulomatosas, descrito neste caso.

Objetivos

Objetiva-se relatar quadro de conjuntivite granulomatosa, causado pela Bartonella henselae

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, baseado na análise de prontuário, exame clínico do paciente e revisão bibliográfica.

Resultados

Paciente masculino, 15 anos, trabalha em petshop, atendido no Hospital de Olhos de Cascavel, refere lesão em conjuntiva, com início há 3 semanas em olho direito (OD), acompanhada de linfonodomegalia submandibular ipsilateral, fez uso em OD de pomada conjugada de dexametasona 0,1%, neomicina 0,35% e polimixina B 6000 U.I/ml, 4x ao dia, todavia sem melhora. Negou outras queixas. Acuidade visual com correção 20/20 ambos os olhos (AO). À biomicroscopia, OD com hiperemia conjuntival 2+, extensa lesão granulomatosa elevada, aproximadamente 4mm, em conjuntiva bulbar nasal superior, córnea transparente, câmera anterior opticamente vazia. OE sem alterações. Apresentou à fundoscopia, nervo óptico com escavação fisiológica, mácula e polo posterior preservados AO. Iniciado tratamento com Doxiciclina 100 mg de 12/12h e indicado biópsia da lesão tumoral. O resultado do anatomopatológico demonstrou lesão característica de processo inflamatório crônico, granulomatoso, achados compatíveis com suspeita clínica de bartonelose. Com o tratamento instaurado o paciente apresentou melhora total do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

A conjuntivite granulomatosa associada a linfadenopatia regional é chamada de síndrome oculoglandular de Parinaud, sendo a doença da arranhadura do gato sua causa mais frequente. O diagnóstico é clínico, pode ser realizado biópsia conjuntival, como também avaliação sorológica e PCR. Possui bom prognóstico, muitos casos são autolimitados, o uso de antibioticoterapia abrevia o curso da doença e quando indicado é utilizado uso sistêmico de doxiciclina, azitromicina ou rifampicina.

Palavras-chave

Bartonelose, doença da arranhadura do gato, Bartonella henselae, conjuntivite granulomatosa

Área

ATUALIZAÇÃO EM EXAMES DO SEGMENTO ANTERIOR

Autores

BRUNA DE SOUZA BRITO, LAERCIO Rafael SILVA PALTANIN, VITORIA MARCELA BORDIN DA SILVA MAFRA, AMANDA SARMENTO CORREA, RAMON JOAQUIM HALLAL JUNIOR