XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA ATEROSCLEROTICA MULTIARTERIAL E ANEURISMAS MULTIPLOS: ESTUDO ANATOMOPATOLOGICO MACROSCOPICO EM CADAVER DO SEXO MASCULINO.

Introdução

A doença aterosclerótica é morbidade de extrema importância no panorama nacional e mundial que promove o estreitamento ou obstrução completa do vaso arterial, não restrita à um único sítio, sendo responsável por cerca de 90% dos casos de infarto. Há característico enfraquecimento das paredes vasculares associado à calcificação ou dilatação irreversível, com potencial evolução para óbito. A incidência do aneurisma de aorta abdominal é 2% a 4 % e, entre 10% e 13% dos pacientes com diagnóstico de aneurisma de aorta têm múltiplos aneurismas e em segmentos diferentes da artéria. A associação entre aneurisma ilíaco e portadores de aneurisma de aorta abdominal é descrita em 11% dos casos.

Objetivo

Descrever através da macroscopia um quadro de doença aterosclerótica multiarterial e aneurismas múltiplos.

Método

Exame anatomopatológico macroscópico de cadáver do sexo masculino, idoso, não obeso, proveniente do acervo de Laboratório Didático de Anatomia de IES, CEP. nº2.668.918, submetido à plano de dissecação priorizando a topografia arterial e seccional do coração e vasos.

Resultados e Conclusões

Observou-se aterosclerose na aorta a partir do seio aórtico restringindo os óstios coronarianos e nos segmentos ascendente, arco da aorta, descendente, torácico e abdominal. O mesmo foi constatado na carótida comum, carótida interna, basilar, cerebral anterior, média e posterior, renal, hepática própria e gastroduodenal, ilíaca comum direita e esquerda, ilíaca interna e externa. Constatou-se formação de grande aneurisma fusiforme abdominal infrarrenal e aneurismas fusiformes de menor dimensão no terço médio da artéria ilíaca comum direita, distal da comum esquerda e no terço médio da artéria ilíaca interna esquerda. Na circulação cerebral, observou-se aneurisma sacular na artéria comunicante anterior. O rim esquerdo revelou atrofia em relação ao direito, fígado com discreta congestão, pulmão com maciça antracose e enfisema, coração com expressiva gordura epicárdica, aterosclerose no ramo interventricular anterior da coronária esquerda e hipertrofia concêntrica do ventrículo esquerdo com área de isquemia. Ausência de área de infarto no miocárdio e aneurisma roto. Este estudo enfatiza as alterações morfológicas vasculares e cardíacas decorrentes de aterosclerose multiarterial visando oferecer subsídios para a investigação anatomopatológica, cirúrgica e radiológica da doença aterosclerótica.

Palavras Chave

Área

ÁREA BÁSICA

Instituições

Unilago - São Paulo - Brasil

Autores

Gabriela Braga Cabrera Mano, Rafaela Braga Cabrera Mano, Rafaela Prudêncio Rodrigues, Marcus Alexandre Mendes Luz