XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Implantação do Telecuidado Farmacêutico: Avaliação da Efetividade e Segurança no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

Apresentação do Caso

O cuidado farmacêutico é uma abordagem que visa garantir a segurança e efetividade da farmacoterapia, promovendo a saúde e o bem-estar dos pacientes, sendo um modelo de prática em que o cuidado é centrado na pessoa e busca promover o uso racional de medicamentos, prevenir e resolver problemas relacionados aos medicamentos e promover a saúde e o bem-estar dos pacientes. No Brasil, a lei nº 14.510, de 27 de dezembro de 2022, autoriza prática de teleatendimento para todas as profissões da saúde.A instituição tem como meta prioritária a implementação do cuidado farmacêutico no território nacional, indo além do acesso aos medicamentos. Dentro das metas estipuladas no projeto de implementação do cuidado farmacêutico está a implantação de um serviço de forma remota para monitoramento do uso dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste trabalho é relatar como foi desenvolvido o serviço de telecuidado farmacêutico que será disponibilizado aos usuários que utilizam medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. O método de modelagem de serviços escolhido foi o FISpH (Framework for the Implementation of Services in Pharmacy), que consistiu nas seguintes etapas: Identificação de Necessidades e Oportunidades; Planejamento estratégico; Desenvolvimento de Protocolos e Procedimentos; Treinamento e Capacitação; Implementação de Serviços; Monitoramento e Avaliação Contínua; Melhoria e Expansão.

Discussão

O serviço de telecuidado farmacêutico encontra-se em fase piloto e compreende uma consulta remota conduzida por um farmacêutico, visando a identificação e a resolução de possíveis desafios relacionados à farmacoterapia. Seu propósito principal é aprimorar o processo de utilização de medicamentos, fortalecer a adesão aos tratamentos e elevar a eficiência e segurança no manejo medicamentoso. Essa iniciativa busca a melhoria do acesso aos medicamentos, proporcionando aos usuários um acompanhamento contínuo do profissional farmacêutico para prevenir eventuais problemas associados à farmacoterapia.

Comentários Finais

Integrar o serviço à pesquisa de viabilidade é fundamental para efetivar a implementação e a adoção de novas tecnologias na saúde pública, promovendo assim um acesso mais otimizado da população a tratamentos inovadores. Em meio à era da transformação digital, o telecuidado emerge como um serviço estratégico no âmbito da assistência farmacêutica, contribuindo significativamente para o avanço nesse cenário em constante evolução.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento

Autores

AGNES NOGUEIRA GOSSENHEIMER, Jânio Barbosa Pereira Júnior, Suetônio Queiroz de Araujo, Roberto Eduardo Schneiders, Marco Aurelio Pereira, Carlos A. Grabois Gadelha