XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Avaliando a precisão de um teste de acuidade visual online

Resumo

Introdução
A acuidade visual refere-se à capacidade do sistema visual de discriminar detalhes finos dos objetos, ou, em outras palavras, o limite perceptivo que considera dois pontos muito próximos como distintos. A perda de acuidade visual prejudica atividades diárias e a independência, afetando a qualidade de vida, status econômico e educação, além de impactar negativamente a saúde mental e aumentar o risco de traumas. Com a alta prevalência de problemas visuais não diagnosticados, testes de acuidade visual remotos podem ser uma importante ferramenta de triagem e promoção de saúde visual.

Objetivo
O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do Teste de Acuidade Visual da Eyecare®, comparando-o com a avaliação tradicional feita pela tabela de Snellen.

Método
Realizamos uma validação prospectiva em um contexto clínico, comparando o Teste de Acuidade Visual da Eyecare® com a tabela de Snellen padrão, com pacientes submetidos a ambos os testes sequencialmente. Os pacientes usaram a melhor correção óptica disponível. Os critérios de inclusão envolviam indivíduos acima de 18 anos com acuidade visual igual ou melhor que +1 logMar (20/200) em cada olho. Foram excluídos pacientes com comprometimento cognitivo. As medições de acuidade visual foram convertidas de Snellen para LogMAR, e as análises estatísticas incluíram Bland-Altman e estatísticas descritivas.

Resultados
O estudo, abrangendo 322 pacientes e 644 olhos, comparou o Teste de Acuidade Visual da Eyecare® com métodos convencionais, revelando uma diferença média estatisticamente insignificante (0,01 logMAR, P=0,1517). Pacientes com acuidade visual de 0,2 logMAR ou pior apresentaram média de 0,16 no teste da Eyecare® e 0,27 no teste convencional, com uma diferença média de 0,11 logMAR (P < 0,0001). A análise de Bland-Altman mostrou um estreito limite de 95% de concordância (0,22 a -0,23 logMAR), indicando concordância, apoiada por uma correlação significativa de Pearson (r=0,61, p<0,001) entre as duas avaliações.

Conclusão
O Teste de Acuidade Visual da Eyecare® demonstra potencial para facilitar o monitoramento domiciliar, triagem e consultas remotas. Em pesquisas futuras, é importante validar a precisão do Teste de Acuidade Visual da Eyecare® em diferentes coortes etárias, incluindo populações pediátricas e geriátricas, bem como entre indivíduos que apresentam comorbidades específicas como catarata, uveíte, ceratocone, doença macular relacionada à idade e ambliopia.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Telediagnóstico

Autores

MAURO CESAR GOBIRA GUIMARAES FILHO, MATHEUS FERRAZ GOBIRA GUIMARAES, VINICIUS FREIRE, GLAUCO SERGIO AQUINO, ARIADNE DIAS NEGREIROS, MARCO ANTONIO NEGREIROS