XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Ações de telessaúde no enfrentamento da Covid19 em países da América Latina

Resumo

Introdução: A telessaúde (TS) cumpriu um papel importante no enfrentamento da pandemia de Covid19. Objetivo: analisar o uso dos recursos de TS no enfrentamento da pandemia de COVID-19 em países da América Latina no âmbito de projetos nacionais de TS (PNT).
Metodologia: Estudo qualitativo, utilizando a etnomedologia, realizado entre outubro de 2020 e março de 2021. Foram realizadas 10 grupos de discussões, com roteiro pré-estabelecido, envolvendo leis específicas de TS e covid; elaboração de documentos técnicos; incremento de serviços de TS no âmbito dos PNT; integração de serviços de videochamada entre pacientes e serviços de TS; implementação de serviços de mensagens de textos integrados aos Serviços de TS, utilização de recursos inovativos como inteligência artificial e machine learning. Foram descritas como as ações de TS foram organizadas e desenvolvidas em contextos de COVID-19 em 10 países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Ecuador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Peru e Uruguai, no âmbito dos PNT.
Resultados. Constatou-se que na maioria dos países, os PNT avançaram de forma significativa, contribuindo para o enfrentamento da Covid19 (México, Colômbia, Peru, Equador, Argentina, El Salvador, Costa Rica e Uruguai). Foram encontrados 3 grupos que reuniam características similares entre os países:
1.Países com histórico de TS que utilizaram esses recursos preexistentes para o combate da COVID-19 e aprimoraram suas atividades de TS. Neste bloco, situam-se países que já possuem PNT estruturados há vários anos. Destacam-se Colômbia e México, com muitos anos de funcionamento contínuo dos PNT que utilizaram todo o potencial de recursos de TS disponíveis no enfrentamento de Covid19: aperfeiçoam a legislação, expandem serviços e atividades e iniciam a incorporação em seus projetos de TS de outras dimensões inovativas tais como uso de inteligência artificial e machine learning. Suas exposições partem dos acúmulos em TS dos respectivos projetos para rapidamente se posicionarem no processo de enfrentamento da Covid19 em seus países.
2.Países que apresentaram alguma atividade de TS para o enfrentamento da pandemia: Uruguai, Equador, El Salvador, Costa Rica.
3. Países que não utilizaram a TS como recurso durante a pandemia (Honduras e Guatemala).
Conclusão: A maioria dos países com PNT conseguiram aperfeiçoar os serviços de TS e contribuíram no combate à pandemia de COVID-19, mas há um longo caminho a ser percorrido pela TS na América Latina.

Área

Tecnologias Digitais e Informação em Saúde - Plataforma e Sistemas de Informação

Autores

ALANEIR DE FATIMA DOS SANTOS, Mariana caporalli, Adrian Pacheco Lopez, Emiliano Lopez, Yibran Alejandro Hernandez Montoya , Stip Bill Roy Canto Rondon