XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

O Programa de Telecompartilhamento da Saúde com a Atenção Básica do Estado da Bahia e a parceria das referências e serviços especializados na oferta de teleconsultorias.

Apresentação do Caso

Aprovada através da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia Nº 107/2020, a Telessaúde Bahia iniciou o Programa de Telecompartilhamento da Saúde com a Atenção Básica como estratégia para retomar, ampliar e fortalecer o cuidado ofertado pela Atenção Básica nos municípios, durante e após a pandemia da Covid-19, por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este programa consiste na oferta da Teleconsultoria Especializada com troca de informações e opiniões entre profissionais de saúde com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde, questões relativas ao processo de trabalho e para auxílio diagnóstico ou terapêutico. A Teleconsultoria com Intenção de Encaminhamento consiste na discussão de um caso no qual o(a) profissional solicitante da Atenção Básica tem intenção de encaminhar, a pessoa assistida, para atendimento no serviço especializado de referência. Esse estudo consiste em um relato de experiência cujo objetivo é descrever as vantagens e desafios do Programa de Telecompartilhamento da Saúde com a Atenção Básica.

Discussão

Foram realizadas 26.981teleconsultorias especializadas até o dia 03 de março de 2024, e analisadas 8.347 teleconsultorias no período de 01 de abril de 2020 a 01 de abril de 2023, resultando 57% de evitação de encaminhamento. Neste sentido, as vantagens percebidas do programa foram: qualificação do acesso para a atenção especializada; o matriciamento proporcionou vínculos com a atenção básica e resolubilidade do cuidado; a equipe de teleconsultores dos serviços ofertaram atividades de teleducação a partir do produto das teleconsultorias; a vinculação da equipe de teleconsultores ao serviço especializado promoveu a difusão do conhecimento dos fluxos regulatórios, a qualificação do próprio serviço de acordo com o perfil do apoio clínico, bem como a incorporação de referências regionais para ampliação do acesso; houve a Inclusão da teleconsultoria especializada no processo formativo dos residentes e o fomento ao ensino e pesquisa em Telessaúde. Os desafios consistem na ampliação da incorporação da Teleconsultoria no processo de trabalho de outras especialidades e referências no Estado, bem como tornar a Teleconsultoria como estratégia compulsória de acesso para atenção especializada.

Comentários Finais

A teleconsultoria especializada proporcionou que os processos da telerregulação se tornassem cada vez mais aprimorados, permitindo identificar “nós” de acesso na rede de atenção à saúde do Estado.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento

Autores

GLADYS REIS DE OLIVEIRA, MARIA DANIELA DO CARMO DA SILVA, DAIANA CRISTINA MACHADO ALVES, ELIS CARLA COSTA MATOS SILVA, MARIÂNGELA COSTA VIEIRA