XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Dois anos de atendimento em telemedicina: um relato de experiência

Apresentação do Caso

O presente relato visa entregar uma perspectiva pessoal desenvolvida em dois anos de trabalho em uma empresa de telemedicina que terceiriza atendimentos médicos para planos de saúde diversos. As consultas são no modelo de pronto socorro virtual, em que casos de menores complexidade e que não demandam um exame físico profundo e presencial são manejados de forma remota. Nesses dois anos, foi possível observar aspectos positivos e negativos dessa tecnologia que, embora não tão nova, ainda é pouco difundida e poderia ser mais explorada.

Discussão

O atendimento médico virtual é sem dúvidas muito prático. Muitos diagnósticos são meramente clínicos, bastando os relatos dos sintomas e o exame físico remoto para serem presumidos. Assim, o paciente não precisa deslocar-se até a unidade de saúde e também é atendido com rapidez. Ainda, caso o médico julgue necessário um exame complementar, esse pode ser pedido e, assim que o resultado esteja pronto, o paciente tem a possibilidade de solicitar nova consulta para apresentação de resultado e desfecho do caso. Isso foi de grande utilidade durante a pandemia de COVID, uma vez que pacientes com sintomas gripais não precisaram sair do isolamento social para serem atendidos e diminuíram o risco de novos casos. Além disso, e, grandes surtos como o de dengue, há diminuição da superlotação de hospitais, que ficam mais reservados a casos graves.
Porém, muitas vezes tal praticidade é usada com má fé. Ocorre que há pacientes que simulam sintomas, a fim de obtenção de atestado médico e a empresa de telessaúde precisa criar protocolos próprios para evitar a banalização do serviço. Como alternativa, algumas das orientações nesses protocolos são evitar muitos dias de atestado médico, e o paciente ser reavaliado ao fim do tempo proposto para analisar a necessidade de mais dias de afastamento, além de o paciente ser considerado recorrente quando já teve a mesma queixa por duas vezes no mês, sendo orientado a ser avaliado presencialmente devido à persistência dos sintomas.

Comentários Finais

No geral, os aspectos positivos acabam superando as limitações dessa tecnologia. Tanto no que concerne à resolução de demandas que poderiam atendidas via remota e ainda não o são, quanto na possibilidade de ampliação dessa tecnologia para o cenário do sistema único de saúde, o cenário da telessaúde tem a tendência de crescer ainda mais futuramente.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento

Autores

ELLEN MOREIRA CORDEIRO, ALEXANDRE CHATER TALEB